Sustentabilidade é Acção (blogue original)

Sustentabilidade é Acção (blogue original)
Novas mensagens apenas no blogue Sustentabilidade é Acção (clique na imagem). 2022

25 de novembro de 2011

Água - Poupar no banho/duche


Vai tomar um banho ou, para poupar água, um duche rápido. 
A água está fria, por isso há que deixar a água a correr até ficar na temperatura óptima. 
Entretanto... já pensou na quantidade de água que gasta com esse acto?


Considere a seguinte dica:

"Agora vou deixar aqui uma para poupança de água que ouvi no rádio há anos, que uma srª preocupada com o desperdício de água sempre fez:
- quando se vai tomar banho, demora sempre bastante tempo até que a água chegue quente às torneiras; então ela utiliza um garrafão de 5 litros de água e coloca-o a apanhar a água enquanto ela vem fria; essa água ela utiliza para as plantas, para lavar o chão etc. 


Comecei a ter um garrafão desses na minha casa de banho e só no banho do meu marido e do meu, enchemos um garrafão; depois de cheio coloco-o na lavandaria e outro vazio vai para a casa de banho. À segunda feira a minha mulher a dias já sabe que aquela água é para utilizar na lavagem do chão e depois é usada para lavar as varandas do meu apartamento. Não custa nada, não?"

Dica chegada por comentário, da nossa amiga Emília do blogue "Começar de Novo". :-)

6 comentários:

  1. Excelente solução! E se um garrafão não chegar (se a caldeira estiver longe do quarto de banho),usam-se mais garrafões e desperdiça-se muito menos água.

    Obrigada Emília, pela dica, obrigada Sónia pela teres trazido para aqui.

    Beijinhos para as duas e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. E eu agradeço o destaque dado à minha sugestão. Muito obrigada, Sonia e um bom fim de semana. Beijinhos
    Emília

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Também faço o mesmo, com um balde que mantenho sempre na casa de banho. Como não tenho plantas (infelizmente não sei cuidar) uso principalmente para evitar mais descargas no autoclismo. Isso e aproveitar o mesmo quando dou banho ao piqueno. A águinha que fica na banheira dele dá para mais uma descarga (sim, apesar disso é pouca água pq não encho a banheirinha, vai mesmo com chuveiro). A água de lavar o chão tem o mesmo fim - sanita, para evitar descargas.

      Eliminar
    2. Confesso que, quando eu tomo banho, não faço isto: uso a água fria nas pernas para activar a circulação e repito depois do banho.
      É revigorante, ajuda a diminuir os derrames e, como o duche é curtinho e a uma temperatura bem amena, não se desperdiça nada! :-)

      Beijinhos e continua assim Cláudia!

      Eliminar