Sustentabilidade é Acção (blogue original)

Sustentabilidade é Acção (blogue original)
Novas mensagens apenas no blogue Sustentabilidade é Acção (clique na imagem). 2022

2 de novembro de 2011

Dicas sustentáveis - Intervir


INTERVIR
A participação cívica é um elemento fundamental para que a democracia funcione. Uma sociedade só pode funcionar bem com cidadãos informados, participativos e activos. O ambiente é de todos nós, temos o direito de o ter seguro e limpo, assim como temos o dever de zelar por ele.

1.    Sempre que tenha oportunidade fale sobre o ambiente e a forma de o proteger.
2.    Como ser humano, tem o direito a viver num ambiente seguro, pelo que não receie em manifestar o seu desagrado junto a pessoas ou entidades que apresentem comportamentos que ameaçam a qualidade dos recursos naturais.
3.    Forme um grupo de pessoas que partilhem das suas preocupações ambientais e encontre um rio, um parque, um jardim, uma praia que precise de alguns cuidados. Apanhe o lixo, arranje vedações, plante algumas flores.
4.    Quando participar em acções ambientais, peça donativos e materiais a entidades privadas e convide jornalistas ou repórteres para fazerem a cobertura do evento. Quanto mais de falar do ambiente, mais atenção lhe será dispensada.
5.    Se tiver conhecimento de actividades poluentes e poder identificar o responsável, não hesite em fazer uma denúncia às autoridades, pois estará a prestar um favor a si e à sua comunidade.
6.    Faça o seu próprio jardim ou horta, deixando de lado fertilizantes, herbicidas e outros produtos químicos. Os espaços verdes reduzem a erosão dos solos e a poluição atmosférica e o Ambiente agradece.
7.    Se estiver à procura de trabalho de Verão, dirija a sua busca para ocupações quem tenham um efeito positivo no ambiente. Diversas entidades precisam de ajuda e muitas vezes remuneram os seus colaboradores.
8.    Organize conferências na sua escola ou no seu bairro, convidando pessoas que possam responder às suas questões. A maior parte das organizações de defesa do ambiente têm pessoas que poderão fazer estas sessões de esclarecimento de graça.
9.     Envie cartas às empresas que prejudicam o ambiente. Especialistas afirmam que a maior parte das empresas nunca recebem qualquer carta dos consumidores, pelo que elas serão sempre lidas.
10.   Dê sugestões à Câmara Municipal da sua zona para a melhoria das práticas ambientais.

Sem comentários:

Enviar um comentário