Sustentabilidade é Acção (blogue original)

Sustentabilidade é Acção (blogue original)
Novas mensagens apenas no blogue Sustentabilidade é Acção (clique na imagem). 2022

16 de novembro de 2011

Energia - Frigorífico


O frigorífico é responsável por uma boa parte do consumo de energia de uma casa (cerca de 32%). Por isso tenha em atenção:

Mantenha a parte traseira do frigorifico limpa, ventilada e afastada de qualquer fonte de calor.  Não abra as portas continuamente nem deixe que se formem placas de gelo.

Sempre que abrir o frigorífico retire tudo o que precisa de uma só vez e rapidamente.

Mantenha a temperatura do frigorífico acima dos 5-6ºC. Temperaturas inferiores são inúteis e aumentam o consumo de energia em 7-8%.

Apalpe a comida que está no frigorífico, se estiver gelada, o botão está regulado para temperaturas demasiado baixas. Para poupar energia, aumente ligeiramente a sua temperatura.

Ao comprar um frigorífico, opte por aparelhos com etiqueta energética de classe A+ e A++, que poupam mais energia e dinheiro. Não compre um equipamento com mais capacidade do que necessita.


O gelo que se forma no interior do frigorífico é isolante e dificulta o arrefecimento. Existem modelos, conhecidos por "no-frost", ou sem gelo, que têm uma circulação contínua de ar no interior que evita a formação de gelo, resultando numa melhoria da eficiência energética.

Mais algumas dicas obtidas no blogue Coffee e Flea:
  • Ao planear a sua cozinha prefira lugares onde o sol não dá directamente e longe de fontes de calor (fogão, lareiras, etc)
  • Se este estiver encastrado, verifique que deixa a distância dos móveis e da parede referidas pelo fabricante (normalmente é suficiente 20 cm a todo o redor)
  • Faça degelo quando a camada de gelo ultrapassar os 0,5 cm.
  • Não se esqueça que quanto mais cheio o frigorífico está mais gasta (ao contrário dos congeladores)
  • Verifique se a borracha de vedação está em bom estado e limpe-a regularmente mas sem detergentes abrasivos)
  • Não guarde alimentos quentes ou mornos
  • As portas não devem estar abertas por muito tempo. (Se tiver um lugar "fixo" para arrumar cada alimento perderá menos tempo a encontrá-lo)
  • Regule o termostato conforme as estações do ano.
  • Não encoste os alimentos às paredes do frigorífico e deixe algum espaço entre os vários alimentos para que o ar circule.
  • Faça uma limpeza, pelo menos uma vez por ano, à grelha exterior do frigorífico para evitar grandes acumulações de poeiras e consequente redução na eficiência de arrefecimento do frigorífico, causando maior consumo de energia.


Sem comentários:

Enviar um comentário