Sustentabilidade é Acção (blogue original)

Sustentabilidade é Acção (blogue original)
Novas mensagens apenas no blogue Sustentabilidade é Acção (clique na imagem). 2022

30 de junho de 2012

Pesticidas ecológicos


A agricultura biológica e a agricultura natural ou ecológica atuam de forma preventiva: um solo rico em matéria orgânica e de boa qualidade, o uso de consociações apropriadas e uma grande diversidade de espécies, previnem o aparecimento de doenças ou o ataque maciço por pragas. Mas nem sempre é possível evitá-las. Nesses casos, existem defensivos naturais que ajudam a minorar ou eliminar os problemas.

Chorume de urtigas, infusão de consolda (ou confrei), soluções de sabão ou extrato de alho, são alguns dos exemplos mais utilizados.  No vídeo abaixo, uma parte dum dos programas Biosfera de 2009, explica-se como se faz e se usam alguns dos pesticidas ecológicos (eu não lhes chamo biopesticidas, depois do que vi na definição na wikipédia, onde incluem extratos de plantas transgénicas).  Alguns destes pesticidas, como o chorume de urtigas ou a infusão de consolda, podem ser utilizados também como fertilizantes naturais, normalmente mais diluídos.

Mais informações sobre pesticidas ecológicos em:

3 comentários:

  1. Muito bom Manuela! :-)

    Agora é só começares a colocar aqui fotos da tua fantástica, biológica e imensamente produtiva horta com informações sobre como fazer e em breve todos teremos os nossos próprios vegetais biológicos! :-)

    Fica o desafio! ;-P

    ResponderEliminar
  2. Olá Sónia

    Para falar verdade, já me passou pela cabeça, mas bem sabes que sou uma principiante nas lides hortícolas :) Por isso vou colocando os links para sites de pessoas e entidades mais experientes na página Agricultura Sustentável, que tento manter atualizada.

    No facebook, vou colocando fotos da minha horta biológica experimental
    com algumas observações, mas escrever textos com princípio meio e fim, seria um empreendimento que exigiria um tempo de que não disponho. Talvez dispusesse desse tempo se não cultivasse a horta, mas depois não teria nada para contar :) Só teoria, não vale a pena ;)

    Mas quem sabe, um dia aceito o desafio ;)

    Obrigada, beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente terias que ter dias de 48 horas para fazer tudo, mas se eu puder ajudar, avisa! :-)

      Beijinhos e boa semana!

      Eliminar