20 de dezembro de 2012

Consumo - Prendas de Natal Sustentáveis

O Natal não se resume a trocar prendas, muito pelo contrário!
Contudo, como estamos inseridos numa sociedade consumista e reduzir e reorientar esse consumo é essencial para a Sustentabilidade, aqui ficam dicas para Prendas de Natal Sustentáveis:

Imagem retirada daqui

 - Ofereça o apadrinhamento de um animal, seja ele um Lobo, um Burro (aqui ou aqui), uma Ave de Rapina (aqui ou aqui), um cão-guia ou um cão ou gato abandonados (aqui, aqui ou aqui), por exemplo.
Estará a contribuir para associações que realizam acções preciosas e, simultaneamente, a dar uma lição importante juntamente com a sua prenda!



- Brinde alguém com a inscrição numa associação ambiental/ecológica, de intervenção social ou mesmo de importância extrema para o funcionamento da sociedade, como nos Bombeiros Voluntários da sua área de residência.


Imagem retirada daqui

- Dê às pessoas a hipótese de cultivarem o seu próprio alimento, ofertando vasos com plantas aromáticas ou mesmo árvores de fruto, inscrições em cursos de horticultura ou mesmo sementes variadas, idealmente biológicas e de espécies autóctones/tradicionais, como as que a Colher para Semear preserva.



- Ofereça um curso/workshop de algo que interesse à pessoa a quem quer oferecer a prenda e que contribua para a sua autonomia e saúde, como um workshop de cozinha vegetariana, um curso de horticultura, um workshop de técnicas de construção ecológica ou uma oficina de costura criativa. Não dê o peixe, ensine a pescar... literalmente!

- Dê um pouco de si mesmo, oferecendo-se como voluntário numa instituição de solidariedade social da sua área de residência ou num canil/gatil ou associação de protecção de animais, por exemplo, e organize a sua família e amigos para colaborarem também. Não há melhor prenda do que ter o coração quente por saber que ajudou quem precisa! E tem sempre a recompensa em dinheiro kármico ou algo mais divino, quiçá?


Claro que pode também optar por estes e outros exemplos, mas tenha sempre em consideração que não deve deixar o consumismo matar o Natal!

E torne toda a experiência da quadra numa Acção Sustentável, tanto ecologicamente, como financeiramente, seguindo as dicas da Quercus e lembrem-se:

Imagem retirada daqui


 BOAS FESTAS!!!


6 comentários:

  1. Viva!
    Concordo completamente! É só seguir estas boas dicas e usar um pouco a imaginação, para assim contribuímos para um Natal mais sustentável.

    Um abraço,
    http://faroleco.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faroleco, realmente a imaginação é a melhor forma de construirmos um Natal mais sustentável! :-D

      Muito obrigada pela visita e pelo comentário!

      E parabéns pelo seu blogue com informações tão interessantes sobre as plantas! :-)

      Tudo de bom e BOAS FESTAS! :-)

      Eliminar
  2. Olá Sónia

    Pois de ti só poderiam vir excelentes dicas, mas para este Natal superaste a escala!
    São mesmo ideias excelentes. E não precisam de ser apenas presentes de Natal, podem ser presentes de aniversário, ou então, os melhores: aqueles que são oferecidos inesperadamente!

    Espero que o teu Natal esteja a correr lindamente com a tua família, felizes, pous como dizes, isso é mesmo o melhor presente :)

    Beijos e OBRIGADA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gentileza tua patroa! :-)

      Desejo-te um Feliz Ano Novo, cheio de coisas boas q.b. e que possamos trocar prendas inesperadas frequentemente! ;-)

      Beijos grandes e obrigada eu por mais um ano de colaboração proveitosa,
      Sónia

      Eliminar
  3. Quem fala em prendas de Natal fala no ano todo, neste mundo nada se desperdiça tudo se aproveita...
    Continuação de boas ideias :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem verdade Karl!
      Se dermos prendas sustentáveis todo o ano, o impacto será ainda maior! :-)

      Muito obrigada pela visita e pelo comentário encorajador! :-)

      Tudo de bom e um bom ano! :-D

      Eliminar