20 de dezembro de 2012

Consumo - Prendas de Natal Sustentáveis

O Natal não se resume a trocar prendas, muito pelo contrário!
Contudo, como estamos inseridos numa sociedade consumista e reduzir e reorientar esse consumo é essencial para a Sustentabilidade, aqui ficam dicas para Prendas de Natal Sustentáveis:

Imagem retirada daqui

 - Ofereça o apadrinhamento de um animal, seja ele um Lobo, um Burro (aqui ou aqui), uma Ave de Rapina (aqui ou aqui), um cão-guia ou um cão ou gato abandonados (aqui, aqui ou aqui), por exemplo.
Estará a contribuir para associações que realizam acções preciosas e, simultaneamente, a dar uma lição importante juntamente com a sua prenda!



- Brinde alguém com a inscrição numa associação ambiental/ecológica, de intervenção social ou mesmo de importância extrema para o funcionamento da sociedade, como nos Bombeiros Voluntários da sua área de residência.


Imagem retirada daqui

- Dê às pessoas a hipótese de cultivarem o seu próprio alimento, ofertando vasos com plantas aromáticas ou mesmo árvores de fruto, inscrições em cursos de horticultura ou mesmo sementes variadas, idealmente biológicas e de espécies autóctones/tradicionais, como as que a Colher para Semear preserva.



- Ofereça um curso/workshop de algo que interesse à pessoa a quem quer oferecer a prenda e que contribua para a sua autonomia e saúde, como um workshop de cozinha vegetariana, um curso de horticultura, um workshop de técnicas de construção ecológica ou uma oficina de costura criativa. Não dê o peixe, ensine a pescar... literalmente!

- Dê um pouco de si mesmo, oferecendo-se como voluntário numa instituição de solidariedade social da sua área de residência ou num canil/gatil ou associação de protecção de animais, por exemplo, e organize a sua família e amigos para colaborarem também. Não há melhor prenda do que ter o coração quente por saber que ajudou quem precisa! E tem sempre a recompensa em dinheiro kármico ou algo mais divino, quiçá?


Claro que pode também optar por estes e outros exemplos, mas tenha sempre em consideração que não deve deixar o consumismo matar o Natal!

E torne toda a experiência da quadra numa Acção Sustentável, tanto ecologicamente, como financeiramente, seguindo as dicas da Quercus e lembrem-se:

Imagem retirada daqui


 BOAS FESTAS!!!


17 de dezembro de 2012

Green School - uma escola verde

Em Bali, na Indonésia, existe uma escola verde, a Green School, fundada pelos canadianos Cynthia e John Hardy. Uma escola que pretende inspirar o mundo para a educação e responsabilização para a sustentabilidade. O seu lema é I RESPECT (Integrity, Responsibility, Empathy, Sustainability, Peace, Equality, Community, Trust). Para conhecer melhor a escola e o conceito, veja abaixo a palestra de John Hardy no TED, e visite a respectiva página.



"Post" idêntico ao publicado em 6/2/2011 no blogue Sustentabilidade é Acção