Sustentabilidade é Acção (blogue original)

Sustentabilidade é Acção (blogue original)
Novas mensagens apenas no blogue Sustentabilidade é Acção (clique na imagem). 2022

3 de maio de 2013

INTERVIR_Pelas Sementes Livres!!!

"No próximo dia 6 de maio o Parlamento Europeu irá votar uma diretiva intitulada Lei das Sementes. Esta lei promove a obrigação de registar toda e qualquer variedade de planta de cultivo, mesmo as utilizadas em hortas familiares, por agricultores tradicionais ou em mercados locais, acarretando custos e processos administrativos proibitivos para a produção em pequena escala, discriminando severamente as sementes e material de propagação de plantas de polinização aberta, regionais e tradicionais, a favor das sementes industriais e dos operadores corporativos.
sementeslivres_titom_web_high
Imagem retirada daqui
Neste momento está em curso a Campanha pelas Sementes Livres em todos os Estados-Membros da União Europeia. Em Portugal a campanha é dinamizada pelo Campo Aberto, GAIA, Movimento Pró-Informação para Cidadania e Ambiente, Plataforma Transgénicos Fora e Quercus, para além de contar já com várias dezenas de subscritores."
in Drops

"Unindo cidadãos preocupados, agricultores, criadores independentes e organizações e associações sem fins lucrativos por toda a Europa, esta campanha visa inverter o rumo da agricultura na Europa, onde os modos de produção intensivos se sobrepõem cada vez mais à agricultura tradicional e de pequena escala e onde as variedades agrícolas e as próprias sementes, a base da vida, estão a ser retiradas da esfera comum e entregues nas mãos de multinacionais do agro-negócio. A expressão mais recente desta tendência é a legislação a ser proposta pela Comissão Europeia para restringir a livre reprodução e circulação de sementes, fechar variedades de plantas agrícolas anteriormente pertencendo ao bem comum em patentes e ilegalizar as variedades não registadas. A nova 'Lei das Sementes' visa retirar o papel de curador da semente ao agricultor, papel esse que desempenhou, com proveito para toda a humanidade, desde o nascimento da agricultura e da civilização há 10.000 anos!"
in GAIA

A recolha, troca e venda de sementes devem ser permitidas a todos e não apenas a grandes empresas!

Assinem esta petição, subscrevam esta carta aberta ao Presidente da Comissão Europeia e/ou enviem vocês mesmos uma adaptação dessa carta a jose-manuel.barroso@ec.europa.eu., para rejeitar a proposta para Lei das Sementes, em nome da soberania alimentar!

5 comentários:

  1. Já se sabe o resultado da votação??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Lia:
      Pelo que eu percebi (http://open-seeds.org/bad-seed-law/), houve alterações de última hora que minimizaram o impacto negativo da lei, mas ainda não saiu nada nos canais oficiais a UE nem vi comentários seja mais onde for.
      Mal saiba mais alguma coisa, aviso.

      Obrigada pelo interesse,
      Sónia

      Eliminar
    2. Cara Lia:

      A Lei das Sementes foi aprovada pela Commissão Europeia e segue agora para o Parlamento Europeu, como explicado aqui:http://gaia.org.pt/node/16487

      Ficou menos má do que era originalmente, mas isso só nos deve motivar para continuar a lutar para que essa lei seja rejeitada!

      Obrigada pelo seu interesse.
      Sónia

      Eliminar
  2. Acabei de assinar a petição...escrita em Alemão, que não entendo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro cmestre, agradeço-lhe imenso a confiança em assinar algo, mesmo não sabendo o que lá diz! :-)
      Contudo, como acredito que devemos sempre saber o que subscrevemos, experimente escolher mudar o idioma para português no canto superior direito do ecrã. ;-)

      Tudo de bom,
      Sónia

      Eliminar