24 de agosto de 2013

É preciso AGIR pela Sustentabilidade!!!

Entre a época de férias e projectos pessoais, não têm havido publicações frequentes aqui no blogue, mas quando se fica a saber que, no 20º dia do oitavo mês do ano, já consumimos os recursos todos que equivalem a um ano de produção do planeta, percebemos que não podemos dar tréguas nisto de Agir pela Sustentabilidade!!!

Imagem retirada daqui

Porque é mesmo impossível continuar assim!!!

Há países, como o Japão, a utilizar mais de 7 vezes os recursos que possuem e poucos países estão a gastar menos do que produzem, o que resulta no facto de, por ano, precisarmos dos recursos de um planeta inteiro e mais meio para suprir as necessidades do consumo actual da população de um só planeta...

Imagem retirada daqui
E não julguem que são só os outros países, porque Portugal também consome demais (extrapulo que algures entre 4 e 5 vezes mais o que produzimos) e há muito tempo...

Imagem capturada daqui
Os dados vão apenas até 2007, mas, apesar de ser bom apercebermo-nos que até essa altura estávamos a baixar o nosso consumo desde 1995, a nossa capacidade de produção (biocapacidade) tem vindo a descer, mesmo que a ritmo lento, sistematicamente desde 1961!!!

Torna-se cada vez mais necessário AGIR e o mais rapidamente possível, tanto a nível do consumo (que se quer consciente), como da produção (que se precisa diversa e sustentável)!

Vamos todos AGIR?!? Porque Sustentabilidade não é palavra... é ACÇÃO!!!

4 comentários:

  1. É isso mesmo Sónia, vamos agir, aproveitando para ir refletindo nas nossas escolhas diárias, como sugere esta carta "Aceitam o Desafio?" e a ememplo das Mães de Transição que tu tanto acarinhas :)

    Beijinhos e até breve

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente Manuela! :-)
      Foi a ideia que me inspirou quando escrevi o artigo para a EsmeralAzul sobre as Mães de Transição (http://www.esmeraldazul.com/pt/blog/maes-de-transicao/) e que me faz trabalhar no sentido de deixar o melhor mundo possível para os meus filhos.
      Só Agindo conseguimos mudar realmente as coisas! :-)
      Beijinhos,
      Sónia

      Eliminar
  2. Temos sem dúvida de preservar o no planeta e cada vez mais consumir produtos ecológicos e sustentáveis!
    Conhece o meu projeto de óculos feitos à mão com madeiras de origem sustentáveis e 100% ecológicos.
    http://lernoslabios.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/Resso.Wood
    Até breve, beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina:
      Um blogue muito interessante e um projecto muito bom, sem dúvida! :-)
      Obrigada pelo comentário e pela partilha!
      Tudo de bom,
      Sónia

      Eliminar