Sustentabilidade é Acção (blogue original)

Sustentabilidade é Acção (blogue original)
Novas mensagens apenas no blogue Sustentabilidade é Acção (clique na imagem). 2022

4 de outubro de 2013

AGIR_Dia 04 de Outubro - Dia do Animal

Hoje é o Dia Mundial do Animal, data escolhida em honra de São Francisco de Assis, grande defensor dos animais.

Neste dia, vamos Agir, fazendo algo efectivo em prol dos Animais!
Podem fazer qualquer coisa que achem útil e eficaz!!! :-)
Para quem preferir sugestões, aqui ficam algumas:

Imagem retirada daqui
A vivisecção consiste no acto de dissecar (cortar, expôr e/ou remover partes de) um animal vivo com o propósito de realizar estudos de natureza anatomo-fisiológica (ver a reacção a fármacos e/ou estímulos, perceber a fisiologia, etc....).
Este tipo de procedimento é utilizado em faculdades e laboratórios um pouco por toda a Europa, incluindo cá em Portugal.
É ridículo, com todos os conhecimentos e modelos computorizados que temos para tudo hoje em dia, ter que provocar sofrimento e/ou a morte de uma animal para se aprender e/ou testar seja o que for... especialmente se for destinado a humanos, porque a correlação de resultados nem sempre é garantida... :-(

  • Podem ser voluntários por um dia no Centro de Recolha Animal da vossa área de residência, não só para dar algum carinho aos animais, mas também para perceber como funcionam estes centros. E a mesma coisa é válida em relação a Associações de Protecção Animal, que precisam tanto de voluntários e/ou de Famílias de Acolhimento Temporário! Já para não falar de apoio material em termos de alimentos e outros produtos para os animais!!!
  • Apoiar iniciativas que visem proteger e restaurar a fauna selvagem, como o Grupo Lobo, que vai assinalar o Dia do Animal no dia 05 de Outubro com um evento no seu Centro de Recuperação do Lobo Ibérico:  sessão de contos com lobos, contados pelo contador de estórias António Fontinha.
Imagem retirada daqui

  • Instituir no seu lar o Dia sem Carne (inspirada na iniciativa Segunda sem Carne), de modo a mostrar o seu respeito pelos animais, não se alimentando deles no dia que lhes é reservado e, se quiser ser sustentável e ético ao longo do ano, ter pelo menos um dia destes por semana. Melhor ainda se quiser progressivamente tornar-se vegetariano, ou melhor ainda, vegano, pois, além de mais barato e saudável, comer de modo ético é muito bom para o espírito! :-) Até uma criança de 3 anos sabe que não se devem comer os animais:


Se ainda tem dúvidas sobre porque é que o ser humano deve coexistir com os animais e ajudá-los em vez de os explorar, sugiro que veja os filmes Home e Earthlings e dois vídeos da Pink (este e este), depois, diga-me se sente a necessidade de Agir ou se consegue ficar parado depois de tomar consciência de tudo o que tomou!
Imagem retirada daqui

Um bom dia para todos os animais, incluindo os seres humanos!

4 comentários:

  1. Excelentes sugestões, Sónia, obrigada!

    O vídeo não estava a funcionar, tentei colocar o que me pareceu ser o que querias colocar, se não for, por favor corrige.

    Beijinhos


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Manuela! :-)
      O vídeo é mesmo esse, obrigada! :-D
      Beijinhos,
      Sónia

      Eliminar
  2. Obrigada querida Sónia! É mesmo necessário que as pessoas saibam que usam produtos com tanto sofrimento.

    Abraço em ti

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um abraço grande em ti também minha querida aNaTureza! :-)
      Tudo de bom,
      Sónia

      Eliminar