18 de janeiro de 2012

Lixo - Reduzir o lixo orgânico

Existem muitas formas de reduzir o desperdício, especialmente no que diz respeito ao lixo orgânico. Aqui ficam alguns exemplos:
Original aqui



- compre apenas o que precisa e, no caso dos produtos frescos, compre quantidades menores com maior frequência, dando preferência a produtos biológicos, locais e da época. Assim evitará desperdícios dos alimentos que não consuma e se estraguem entretanto, e do seu dinheiro!





Original aqui


- armazene bem os alimentos, para evitar ter que os deitar fora por se estragarem. Conserve-os numa despensa fresca, seca e escura, no frigorífico, no congelador/arca congeladora ou em conserva. Tente respeitar os prazos de validade, mas lembre-se: se disser "consumir de preferência antes de", desde que as suas propriedades não estejam alteradas, pode consumi-los para lá da data recomendada.




Original aqui
- recolha as sementes dos legumes (abóbora, courgette, tomate, etc.). Pode guardá-las em frascos ao abrigo da luz solar e usá-los para sementeira (no seu quintal/horta/vasos na varanda, dar aos vizinhos, trocar por outras que lhe façam falta) e comer quando germinarem ou quando estiverem completamente desenvolvidas. Pode também secá-las e comê-las como aperitivo bastante benéfico para a saúde.


Original aqui


- separe o lixo orgânico e faça compostagem e/ou vermicompostagem - reduzirá em muito o volume do seu "lixo" e produzirá solo fértil para as suas plantas!





Se seguir todas estas dicas, estará a contribuir para diminuir o seu impacto no ambiente e na sua carteira!

2 de janeiro de 2012

67 maneiras de mudar o mundo

No 93º aniversário de Nelson Mandela (18 de Julho) , a Fundação com o seu nome lançou um conjunto de 67 sugestões para melhorar o mundo e um apelo para usarmos 67 minutos, para, de alguma forma, contribuir para o bem comum.

As seguintes, são as relacionadas com o ambiente, mas vale a pena ler as 67 e escolher algumas para usar esses 67 minutos. Por dia, por semana, ou por mês, ou mesmo que seja por ano, sempre será melhor que zero.

Cuidar do seu ambiente

61. Se não houver ecopontos para reciclagem na sua zona, peça ao vereador da área para fornecer um.
62. Doe árvores nativas para embelezar bairros nas zonas mais pobres.
63. Recolha jornais velhos de uma escola, centro comunitário ou hospital e leve-os a um centro de reciclagem.
64. Identifique tampas de saneamento abertas na sua área e relate às autoridades locais.
65. Organize a empresa, escola ou organização em que você trabalha para que desliguem todas as luzes desnecessárias e fontes de alimentação à noite e nos fins de semana.
66. Ajude a convencer pessoas que deitam lixo fora de qualquer maneira, do valor do ambiente limpo.
67. Organize com algum amigos uma limpeza do seu parque local, rio, praia, rua, praça ou recintos desportivos. As nossas crianças merecem crescer em um ambiente limpo e saudável.

Façamos 2012 um ano melhor, num mundo melhor! Sim, depende de nós!