Sustentabilidade é Acção (blogue original)

Sustentabilidade é Acção (blogue original)
Novas mensagens apenas no blogue Sustentabilidade é Acção (clique na imagem). 2022

2 de novembro de 2011

Dicas sustentáveis - Consumo


CONSUMO
Somos todos consumidores, mas devemos sê-lo conscientemente. Procure produtos de melhor qualidade e mais duráveis, e compre apenas aquilo de que realmente precisa. Informe-se, leia os rótulos ou etiquetas.

1.    Repense o consumo e o modo de vida – consuma menos e melhor. Quando for às compras, compre apenas o que precisa. Se compra sem precisar, está a contribuir para o esgotar de recursos do planeta e para o aumento da quantidade de resíduos, desnecessariamente.
2.    Sempre que puder, prefira produtos locais ou nacionais. Ajuda a desenvolver á sua localidade ou o país enquanto contribui para a redução de emissões de gases efeitos de estufa devido ao transporte dos produtos.
3.    Prefira o comércio tradicional, que vitaliza a economia local.
4.    Consuma e ofereça presentes do Comércio Justo, em que o produtor recebe remuneração justa pelo seu trabalho, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
5.    Reutilize, recupere e recicle roupa, os móveis, a tecnologia… tudo!
6.    Aprenda a decifrar rótulos: conheça os ingredientes e indague as origens dos produtos
7.    Questione as lojas e empresas sobre a origem e o modo de produção do que vendem
8.    Quando for às compras prefira sacos de papel ou lojas que os forneçam. No entanto o melhor será levar de casa sacos para reutilizar.
9.    Ao fazer compras, dê preferência a produtos com menos embalagens ou com embalagens de papel reciclado.
10.    Evite o uso de papel de alumínio na cozinha.
11.    Tenha panos de cozinha para limpar pingos e salpicos, em vez das toalhas de papel.
12.    Use guardanapos e lenços de tecido, em vez dos feitos de papel.
13.    Coma menos carne, especialmente de vaca. A quantidade de água gasta para produzir 1kg de carne de vaca é enorme (mais de 15 mil litros), e a área de cultivo de alimentos para os bovinos contribui para a desflorestação e aumento dos gases efeitos de estufa. Além disso, comer carne a mais do que o necessário é pior para a saúde.
14.    Não desperdice alimentos em bom estado ou que podem ser habilmente aproveitados. Com um pouco de planeamento, informação e criatividade é fácil diminuir o desperdício e gastar menos dinheiro.
15.    Prefira "Slow-Food" e evite “Fast Food”. Ganha a sua saúde e o ambiente.
16.    Diminua o uso de químicos e detergentes, escolha produtos ecológicos. Diminua a quantidade de detergente para lavar a roupa e a louça, e verifique se a roupa/louça sai ou não bem limpa. Para lavar a roupa, já existem bolas com cerâmica que dispensam o uso de detergente (ex. ecobola) Experimente.
17.    Trate as árvores de fruto com calda bordalesa. É muito mais inócua para a saúde e ambiente que os pesticidas actuais.
18.    Aprenda sobre permacultura e transição, um modo de vida em harmonia com a natureza.

1 comentário:

  1. Bom dia, o Troca-te!, feira de trocas, vai ter mais uma edição esta sexta-feira e se houver possibilidade de divulgação da vossa parte agradecíamos muito!

    O Troca-te! volta este Natal para mais uma troca e para celebrar o seu terceiro ano! Aliando uma alternativa ao consumismo desenfreado da época natalícia e um propósito ambiental neste evento vamos trocar roupas, livros, CDs e DVDs, os temas preferidos dos nossos participantes. Quem sabe não encontra a sua prenda ideal?
    No programa das festas está também o 12º aniversário da nossa parceira Associação Mais Cidadania, onde o evento decorre. Após a troca propomos um jantar colaborativo onde convidamos as pessoas a cozinharem as suas especialidades ou a trazer algo.
    Os artigos que ficarem por trocar esta sexta-feira serão entregues ao CAF (Centro de Apoio a Famílias) da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa pela Associação Mais Cidadania.

    Mais informações: https://www.facebook.com/events/432926256900442/

    Muito obrigada, Teresa

    ResponderEliminar