Mensagens

A mostrar mensagens de agosto, 2015

Crianças, Natureza e Tecnologia

Imagem
Imagem obtida  aqui As crianças precisam do contacto com a natureza desde que nascem! Não deixemos que a tecnologia substitua a natureza! As novas tecnologias permitem-nos aprender e conhecer outras realidades, permitem-nos contactar com pessoas até ao outro lado do mundo, mas tornam-se extremamente perigosas quando substituem o contacto com a natureza e o convívio com os outros, levando à perda de valores essenciais.    Imagens obtidas aqui e aqui Nós somos parte da natureza e necessitamos do contacto com outros elementos da natureza (outras pessoas, animais, plantas, rios, mar, floresta, terra, montanha, paisagens, e até tempestades) para sermos inteiros e saudáveis.  Para aprender a respeitar a natureza, é preciso conhecê-la e amá-la, não será? E isso precisa de ser estimulado desde o berço. Não apenas da boca para fora, mas lá fora mesmo! O vídeo acima traduz as mudanças drásticas que aconteceram numa geração no que toca às brincadeiras de criança.

Em saldo negativo - de mal a pior!

Imagem
Imagine a totalidade de recursos naturais e serviços dos ecossistemas que a Terra consegue regenerar num ano. Isso representa a Biocapacidade do nosso planeta. Agora imagine a totalidade de recursos naturais e serviços dos ecossistemas que a espécie humana consome num ano. Isso representa a Pegada Ecológica Global. Atualmente, a Pegada Ecológica Global é 1,6 vezes superior à Biocapacidade da Terra. Isso significa que precisamos de 1,6 planetas para sustentar a existência da nossa espécie. Fonte: Global Footprint Network Significa também que ao fim de 7,5 meses (12/1,6)  já gastamos os recursos naturais que a terra consegue regenerar num ano; ou seja, a partir de meados de agosto, já estamos a dever recursos à Terra. Essa data, a partir da qual estamos em saldo negativo, é chamada " Earth Overshoot Day ", ( dia da sobrecarga da Terra ) este ano de 2015 foi no dia 13 de agosto . Há mais de 4 décadas que estamos em saldo negativo com a Terra. E cada an

Escravos de hoje - não olhe para o lado

Imagem
35,8 milhões de pessoas vivem em escravidão, de acordo com as estimativas do relatório  The Global Slavery Index 2014 . Segundo este relatório " Escravidão moderna implica que alguém possua ou controle outra pessoa, privando-a da sua liberdade individual com a intenção de a explorar através da sua utilização, gestão, lucro, transferência ou descarte. " Foto de Lisa Kristine, extraída do video Em 2010 e 2011, a fotógrafa Lisa Kristine documentou a vida insuportável dos escravos modernos. Homens, mulheres e crianças com grau zero de liberdade; muitos a vida toda, nem conhecem outra realidade. Lisa prometeu-lhes que mostraria as suas fotografias para que o mundo soubesse, como fez na palestra TED abaixo (jan 2012) onde lhe presta uma homenagem. Veja, seja testemunha! " Você pode escolher olhar para o lado, mas nunca poderá voltar a dizer que não sabia. "     William Wilberforce (abolicionista, 1759-1833)