Crise planetária - a caminho do caos
Há muitos anos que Johan Rockstrom, tal como muitos milhares de cientistas, nos alerta para os limites planetários e o caminho desastroso que a Humanidade segue em direção ao caos.
Apesar dos imensos avisos da comunidade científica e de alguns políticos bem intencionados e corajosos, a maior parte dos governos do mundo está refém do poder económico.
E os bilionários que detém o poder económico, cada vez mais poderosos, mais não veem que o seu próprio ego e ganância, e já preparam os seus bunkers e territórios para serem eles a escapar ao caos.
Vejamos a palestra de Johan no passado mês de julho.
«Há 15 anos, apresentei o quadro de fronteiras planetárias, o quadro científico com os nove processos do sistema terrestre que determina a estabilidade, a resiliência e o suporte de vida no planeta Terra. Há 10 anos, o mundo assinou o Acordo Climático de Paris. Há quase 5 anos, entrámos na década decisiva em que as nossas escolhas determinarão o futuro para todas as gerações no planeta Terra.
Onde estamos nesta viagem, a meio desta década? Vou dar-vos um relatório científico sobre o estado do planeta, a avaliação mais objetiva que a ciência pode dar hoje.
E começa aqui. Atingimos 1,2 graus Celsius de aumento da temperatura média global da superfície, a temperatura mais quente da Terra nos últimos 100.000 anos. Acabamos de nos aproximar dos 1,5 graus Celsius como média anual em 2023. Mas o que mais nos preocupa é o seguinte: estamos a começar a ver uma aceleração do aquecimento nos últimos 50 anos. Um aumento de 0,18 graus Celsius por década, de 1970 a 2010. Mas, a partir de 2014, salta bruscamente para 0,26 por década. E se seguirmos este caminho, atingiremos dois graus Celsius dentro de 20 anos e atingiremos três graus Celsius no ano 2100, um resultado desastroso, causado por nós humanos.»
Johan Rockstrom, TED Talk, agosto de 2024
Imagem obtida aqui |
Comentários
Enviar um comentário
Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!
Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.