Comunidades em Transição

Não necessariamente cidades, mas comunidades em que a população participa e ajuda a encontrar e explorar os seus pontos fortes para se tornarem economicamente mais independentes, socialmente mais participativos e ambientalmente mais respeitadores.
E com o empenho da comunidade local, não há como os governos locais não sejam induzidos a participar e criar sinergias para que a Transição para a Sustentabilidade possa gradualmente emergir! (Imagem da net)
A Rede de Transição continua a crescer e a partilhar experiências e métodos pelo mundo fora, e parece-me que hoje germina a semente em Portugal, na cidade de Pombal. Parabéns a Pombal, ao empenho do João Leitão e àqueles que o ajudam nesta missão difícil mas possível!
Vejam o filme para entenderem melhor o processo de Transição. É pena não estar legendado em português, mas o inglês é bastante claro. Espero que fiquem interessados em saber mais sobre este assunto: visitem e façam parte da rede Permacultura Portugal, onde há também um grupo dedicado à Transição.
Vejam o filme para entenderem melhor o processo de Transição. É pena não estar legendado em português, mas o inglês é bastante claro. Espero que fiquem interessados em saber mais sobre este assunto: visitem e façam parte da rede Permacultura Portugal, onde há também um grupo dedicado à Transição.
"Este vídeo é o 8º programa de uma série de TV – “The Powerdown Show”. Neste programa é delineada a história do processo de Cidades de Transição (Transition Towns) e explicado o conceito de Plano de Acção para a Energia Descendente Energia of (Energy Decent Action Planning - EDAP). São demonstradas parcerias viáveis entre a comunidade e os governos locais, comprometidos na procura de soluções para as alterações climáticas e do pico do petróleo, como forma de construir comunidades resilientes. Filmado em Kinsale, na Irlanda e Totnes, Reino Unido, este episódio apresenta Rob Hopkins, autor do Manual de Transição, Klaus Harvey da Cidade de Transição de Kinsale , Graham Strouts, da Faculdade de Educação Continuada de Kinsale, e Philip Davie, que coordena a rede irlandesa das Cidades de Transição , entre outros . Produtor: Rob Carr, Realizador: Davie Philip. Mais informações sobre o “The Powerdown Show em www.cultivate.ie" (tradução livre do texto apresentado no Vimeo)
Hola Manuela, paso a saludarte y felicitarte por el esfuerzo y el compromiso diario en defensa del planeta, nuestra casa. Un abrazo!
ResponderEliminarManuela, mais uma vez somos favorecidos com a qualidade informativa que aqui nos deixa. Desconhecia estas iniciativas, e apesar de sabermos que é muito difícil combater os poderes instalados, não é menos verdade que ao tomarmos conhecimento destes movimentos e iniciativas aumenta a nossa esperança num futuro melhor.
ResponderEliminarParabén ao Pombal.
Mas só no Pombal ?
É pouco ! se calhar é preciso que Almada se junte ...
Passa por aqui muitas das soluções que podem ser facilmente aplicadas e de mais valias não não só para o ambiente mas para nós também.
ResponderEliminarJoy
Cris
ResponderEliminarMuito obrigada pelas palavras de ânimo que me deixou :) e que retribuo ;)
Um beijinho
Eduardo
ResponderEliminarFico muito contente que alguém se entusiasme com a ideia. Este tema da Transição é de uma enorme importância para restaurarmos o nosso planeta, mas está muito pouco divulgado.
Estou ansiosa para ver o que vai acontecer em Pombal, onde já estive num colóquio sobre este assunto.
Eu bem gostaria de arranjar um grupo em Famalicão para começarmos a delinear estratégias de transição, mas a minha falta de tempo aliada a que não conheça bem quem poderia estar interessado no arranque (pois de quem bem conheço não estou a ver...), está a protelar em Famalicão... mas veremos...
Eduardo, estude o assunto - mande-me-me o seu mail que eu mando-lhe uns textos. Eu quando os li fiquei entusiasmadíssima, logo enviei para 3 pessoas, mas não obtive resposta. Mas não desisti... estou a dar tempo de maturação.
Arranje um grupo de 4 ou 5 pessoas com o mesmo objectivo de começar a Transição em Almada - é assim que se começa!
JOY
ResponderEliminarConcordo. Melhorar o mundo passa também e necessariamente pela transição para modos de vidas mais simples e interligados.
Visitem a rede Permacultura Portugal (http://permaculturaportugal.ning.com/), onde há também um grupo de Transição (http://permaculturaportugal.ning.com/group/transitionportugal) para saberem mais um pouco deste assunto.
E não deixem de ver o filme que aqui coloquei.
Um bom domingo
Obrigado pela pela divulgação do Movimento de Transição Manuela!
ResponderEliminarUm grupo de cidadãos comuns iniciou esta divertida aventura em Pombal. Brevemente partilhará com o mundo de forma sistemática o que está a fazer.
Sei que há projecto a iniciarem-se em Paredes, Sintra, S. Pedro do Rio Seco e talvez em Guimarães.
Vai haver uma formação de âmbito nacional, possivelmente em Julho ou Agosto, para ajudar interessados no começo das suas Iniciativas de Transição.
P.S: em Pombal, já somos mais felizes!
Olá João
ResponderEliminarEu é que agradeço ter-me passado informação e entusiasmo nestas iniciativas de Transição. Já passei aqueles documentos que me enviou em português ali ao Eduardo Miguel Pereira, a ver se ele leva a Transição para Almada.
Sucesso para Pombal e para todos que estão a arrancar com estas iniciativas de Transição!