Ikea, O Caçador de Árvores

Ikea, O Caçador de Árvores: Este documentário acompanhou e investigou durante mais de um ano a cadeia de produção da gigante do mobiliário. 

Um documentário apropriado para o dia de loucura consumista que é o "black friday".



"A cada 5 segundos, uma estante BILLY é vendida. Mas os números surpreendentes da marca sueca têm um custo: dependem da exploração descontrolada da madeira e do trabalho humano.

Este documentário acompanhou e investigou durante mais de um ano a cadeia de produção da gigante do mobiliário que gerou uma receita de 44,6 mil milhões de euros em 2022 e atrai mais de 5 mil milhões de visitantes às suas lojas e website todos os anos.

Das florestas boreais da Suécia, às plantações brasileiras e às costas da Nova Zelândia, descobriram como a IKEA explora intensamente a madeira em todo o mundo, alimenta o tráfico ilegal deste recurso e ameaça as últimas preciosas florestas europeias. Há muito esquecido, o abate intensivo está agora a provocar indignação e raiva entre os cidadãos da Polónia e dos países bálticos, que estão cada vez mais preocupados com o destino dos domínios florestais públicos dos seus países e com a perda de biodiversidade."

Fonte: RTP play

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Florestas" emissoras de CO2

15 anos

Um Pálido Ponto Azul