Aula de compostagem caseira
A compostagem é um processo de valorização da matéria orgânica. Consiste na decomposição dos resíduos domésticos por acção de microrganismos que na presença de oxigénio (processo aeróbio), originam uma substância designada composto.
O composto que se obtém no fim do processo poderá ser utilizado como adubo, uma vez que melhora substancialmente a estrutura do solo. O composto possui fungicidas naturais e organismos benéficos que ajudam a eliminar os organismos patogénicos que perturbam o solo e as plantas.
A compostagem doméstica é um processo que não requer conhecimentos técnicos, é simples, é economicamente e ecologicamente sustentável, uma vez que implica a redução dos resíduos domésticos a enviar para o aterro sanitário, através da sua transformação num composto fertilizante que pode ser usado como nutriente e correctivo do solo nos jardins, hortas e quintais, bem como, em vasos e floreiras, não estando este processo confinado a todas as pessoas que têm a sua vida compartimentada em espaços urbanos, com o jardim reduzido a uns vasos e a umas floreiras na varanda ou mesmo em casa. " (Fonte: Guia Prático de Compostagem Doméstica da APASADO)

Para saber mais sobre compostagem e compostores, consulte o manual Compostagem Doméstica - Na Natureza tudo se transforma ou o Guia Prático de Compostagem Doméstica e veja a seguinte aula de compostagem caseira na Horta da Formiga da Lipor. (imagens obtidas na net)
Minha Boa Amiga,
ResponderEliminarQuando a visito aprendo sempre algo muito importante para melhorar o mundo em que vivemos! Bem haja por tal espírito!
Continue na divulgação destes procedimentos para bem do nosso Planeta.
Beijinhos amigos e solidários.
Olá amigo Luís
ResponderEliminarTenho sempre muito gosto em tê-lo por aqui, e agradeço muito as suas simpáticas palavras de incentivo.
Volte sempre, e um abraço :)
A minha caixa de compostagem está ao Sol, o que prejudica um bocado a coisa, mas vindo o Inverno a coisa melhora e a compostagem volta a correr bem!
ResponderEliminarObrigada pelas dicas Manuela!
Agora que tenho o Chrome e consigo abrir o teu blogue mais rapidamente, vais ter-me aqui outra vez a comentar e não só a ler! :-)
Beijinhos e bom fim-de-semana!
Boa tarde colega de blog.
ResponderEliminarMeu nome é Guilherme e sou brasileiro e estou iniciando um blog sobre Sustentabilidade e Educação Ambiental, e estava olhando o seu blog para ter algumas ideias e gostei bastante do conteúdo publicado por você.
Se tiver um tempo passe no meu blog para me dar uma credibilidade. Muito obrigado.
susambiental.blogspot.com
Entrem nesse blog, também é sobre sustentabilidade http://greenpeppersco.blogspot.com/
ResponderEliminarOutro blog sobre sustenhttp://greenpeppersco.blogspot.com/
ResponderEliminarOi Manuela!!!
ResponderEliminarUma aula mesmo sobre compostagem, é incrível como se pode fazer a diferença com atitudes que provocam um benefício geral, ao mesmo tempo em que se aproveita o lixo se faz a reciclagem que vai se transformar numa vitamina para o solo evitando também a poluição do ambiente e a proliferação de bactérias, realmente quem desenvolveu esta idéia é um gênio!!! Este processo natural e caseiro é uma ótima solução mesmo. Lembrei com isso dos alimentos que chegam a nossa mesa às vezes cheios de agrotóxicos ... comemos veneno sem nem imaginar.
Tenha uma boa semana!!!
Bjus
Bia :)
Obrigado Manuela, ando também muito entretido nos últimos tempos com esta questão da compostagem.
ResponderEliminarE resulta ... se resulta !
Sempre quis ir à Horta da Formiga, mas agora com o video e com estas explicações ainda fiquei com mais vontade de fazer compostagem :)
ResponderEliminarOlá Sónia
ResponderEliminarBom ver-te por aqui! Então espero que apareças quando puderes, muitas ou poucas vezes, és sempre muito bem vinda :)
Quanto à compostagem, sábado de manhã estive numa aula prática, no curso de verão da Católica do porto sobre hortas biológicas; também sobre vermicompostagem, mas eu ainda não consigo pegar naqueles bichinhos ;)
Beijinhos e boa semana :)
Olá Guilherme,
ResponderEliminarJá fui espreitar o seu blogue, e gostei muito das novidades que por lá divulga. Vou tentar acompanhar sempre que puder.
Obrigada e uma boa semana
Green Peppers
ResponderEliminarJá fui visitar!
Olá BIA
ResponderEliminarPois é, tão fácil, e estava esquecido há décadas. Felizmente que a compostagem volta agora a ser falada e usada :) E para espaços interiores, há a vermicompostagem!
Obrigada e uma boa semana :)
Olá Eduardo
ResponderEliminarClaro que resulta, basta ter uns cuidados mínimos como deixar ter ar, humidade, etc.... e depois, não só reduzimos os resíduos com temos fertilizante limpo para a horta ou jardim :)
Olá Rosarinho
ResponderEliminarAinda bem, como vê é fácil :)