Rio+20 - Opinião de Boaventura Souza Santos
Na sequência de uma série de depoimentos sobre a Cimeira Rio+20 que foram sendo publicados aqui ao longo deste mês, faltava a voz do sociólogo Boaventura Souza Santos:
"Estamos hoje discutindo transformar bens da Natureza, como a água, a biodiversidade e os oceanos, em bens de mercado, quando eles deveriam ser considerados bens comuns. As discussões na Rio+20 estão fora de foco e não só por causa da economia verde, mas também por causa da redução da pobreza. O problema hoje no mundo não é discutir a redução da pobreza, mas sim a redução das desigualdades."
Leia a entrevista completa n'O Globo.
Leia a entrevista completa n'O Globo.
Um discurso limpo e límpido...
ResponderEliminarExato, Rogério, claro e transparente
ResponderEliminarOlá a Todos...
ResponderEliminarComo bom Louco que é o Boaventura sabe bem para que servem estas cimeiras... Uma coisa é certa, para eles a Cimeira Rio+20 correu de feição!!!
No entanto, ainda está iludido que os Governos farão algo de diferente com a pressão da populaça!
Como exemplo de comparação: Farão tanto os governos do países desenvolvidos, como fez a FACEBOOK relativamente à pressão (pressão ihihih estou a esticar-me!!!) da Greenpeace! Meramente cosmética!
E se porventura a populaça se passar dos carretos, então leva com os "Escravos dos Bastões e do "Gás das Lágrimas"" em cima que é para abrirem a pestana!
Aliás... basta olhar para o país da Liberdade EUA para ver o que o Estado faz a quem tenta se afastar do SISTEMA!
Bjs e Abrs
voz a 0 db