Cinco anos (((((a fazer ondas)))))
Em 14 de março de 2009, "nasceu" este blogue, resultado de um impulso motivado pela necessidade de aumentar a consciência sobre o mau estado do nosso planeta, e assim, motivar a ação, a mudança de comportamentos.
Depois de uns tempos como blogue indutor de mudanças de ação no quotidiano, e depois de aparecerem muitos e bons blogues com conselhos sobre atitudes ecológicas e sustentáveis, o caminho deste blogue fez uma pequena alteração no seu percurso, e seguiu mais a via da consciencialização, da reflexão, trazendo testemunhos de tantas vozes que merecem ser ouvidas ou lidas, mas que os meios de comunicação de massas omitem. Vozes vivas como Vandana Shiva, Jean Ziegler, Eduardo Galeano, Leonardo Boff, Yann Arthus-Bertrand, Annie Leonard, e muitas outras; e também vozes dos que partiram mas cujas mensagens continuam vivas, como as de Chefe Seattle, Rachel Carson, José Saramago ou Wangari Mathai. Porque para agir diferente, primeiro é preciso perceber como as coisas funcionam e quais as implicações das nossas escolhas, é preciso refletir.
Infelizmente, cada vez mais "sustentabilidade" se tem vindo a usar como palavra de moda, e cada vez mais o seu significado se tem tornado vazio, eclético ou adulterado. O marketing verde, adora a palavra "sustentabilidade", que muitas empresas aplicam sistematicamente a operações de cosmética empresarial, enquanto continuam a predar os recursos naturais e a explorar pessoas.
Ser sustentável é praticamente impossível nesta civilização. É, na realidade, o oposto ao que o capitalismo tem feito. É no entanto, possível, e mais do que possível, necessário, que todos ajamos no sentido de sermos mais sustentáveis, isto é, de usarmos apenas os recursos que precisamos sem comprometer os recursos para as futuras gerações.
Não basta apenas desligar as luzes quando não se precisa, fazer a separação do lixo para reciclagem, ou fechar a torneira enquanto se lava os dentes! Isto é apenas o mais básico do básico, mas por algum lado há que começar. E depois de iniciado esse caminho, muito mais há a fazer, mudar, progredir.
A Terra não aguenta este ritmo de consumo, e ao insistirmos em viver de acordo com o que a publicidade nos impinge, ao nada fazermos para mudar este estilo de vida consumista, estamos a comprometer ainda mais as condições de vida dos nossos filhos e netos! E, na verdade, a civilização ocidental no século XX já comprometeu demasiado (e, se nada mudar, irremediavelmente) o futuro da humanidade!
Assim, estou convencida de que valeu a pena alimentar este blogue durante estes cinco anos, que cresceu com a vossa ajuda fazendo "ondas" até:
- 670.000 visitas
- 952 seguidores através do Blogger
- 565 seguidores no NetworkedBlogs
- 9370 seguidores da página do Facebook
- 991 seguidores no Twitter
- 631 seguidores na rede Google+
- 934 mensagens publicadas
- 6148 comentários
+flor+5+anos.jpg)
Por isso, a todos os visitantes, seguidores e, em especial, aos que comentam e partilham,
o meu sincero
MUITO OBRIGADA!
Parabéns Manuela por este excelente blogue!
ResponderEliminarA época dos blogues em massa parece que está a passar. A net está a transformar-se num cemitério de blogues abandonados. Apenas sobrevivem os bons blogues. Como este...
Na realidade se muito foi feito para salvar este nosso pobre planeta, muito mais há que fazer! Não basta ficarmo-nos pelas intenções, ou pelos pequeninos gestos quotidianos. Cada vez mais é preciso uma militância activa, um empenhamento que nos tire da comodidade do sofá e nos faça sujar as mãos na terra.
Um abraço
João Carlos
Olá João Carlos
EliminarMuito obrigada pelas gentis palavras de apreço pelo blogue, e pelas certeira palavras que vêm a seguir! Precisamos mesmo de mudar, e que bem faz à alma sujar as mãos na terra!
Um abraço ao Jardineiro do Rei no seu belo Canto da Terra
Parabéns, Manuela! Excelente trabalho que merece ser contiinuado! Bjs
EliminarMuito obrigada Fátima :) Beijinhos
EliminarParabéns pelos 5 anos do blog Manuela!!! Tenho certeza que tem ajudado muito na conscientização das pessoas, o importante é nunca desanimar, continuar fazendo a diferença de alguma forma, não pode ser em vão, a semente é plantada e precisamos multiplica-lá, os políticos pensam que a poluição não os atingem também, mas todos estão no mesmo barco e o dinheiro não pode comprar tudo, o oxigênio respirado é o mesmo em todo planeta e água também, de nada vai adiantar ter dinheiro quando tudo estiver poluído: alimentos, água e ar, esperamos que eles deixem de ser insanos. Você faz um grande trabalho, que mais pessoas se junte à você!!!
ResponderEliminarBjs :)
Olá BIA, muito obrigada :) Não sei se se pode esperar que eles deixem de ser insanos... mas vamos continuando a fazer a nossa parte! Beijinhos
EliminarParabéns!!!
ResponderEliminarE desejo que continue este bom trabalho durante muitos mais anos.
Um abraço
Viva, Faroleco, e fico muito agradecida pelos seus votos! Um abraço :)
EliminarParabéns Manuela por todo o trabalho efetuado e pelo empenho em mudar mentalidades.
ResponderEliminarEspero que por muito inglória que por vezes seja esta luta, nunca desista dos seus objetivos.
Beijios
Lassalete Cunha
Lassalete, muito obrigada, que o ânimo não nos abandone, apesar do cansaço que por vezes nos atinge :) Beijinhos
EliminarGosto muito desta frase: "Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano
ResponderEliminarParabens pelo trabalho e siga em frente!
Alexandre e Alana, é mesmo bem linda essa frase, e real, esperemos que essas coisas pequenas sejam coisas lindas, para melhorar a face da Terra, pois no último ela foi "desfeiada" por muitas coisas pequenas (e outras bem grandes). Muito obrigada e boa continuação do vosso trabalho também! Abraços :)
EliminarOla
ResponderEliminarMuitos Parabéns! Continua a ser pra mim um dos melhores blogues que conheço na internet.
Olá Bruno
EliminarMas que elogio esse, vindo de um conterrâneo que se encontra um pouco longe :) O meu sincero muito obrigada! Um abraço!
E já lá vão CINCO anitos!
ResponderEliminarContinua a informar, que por mim continuo a comentar (às vezes em contra-corrente, mas tem que ser!)
Abraço
VOZ
Obrigada pela companhia, Voz, bem sabes que são bem precisas as vozes contra-a-corrente. Um abraço :)
EliminarMuitos parabéns! Continua com o teu bom trabalho
ResponderEliminarMuito obrigada, Liliana, e continua a escrever verdade verde no preto!
EliminarBeijinhos
Manuela,
ResponderEliminarSó uma palavra: parabens!
um beijo
Octopus
EliminarDuas palavras: Muito obrigada :)
E um abraço
Minha querida Manuela, parece-me que foi ontem que te conheci aqui neste cantinho e afinal já lá vão 5 anos! :-D
ResponderEliminarMUITOS PARABÉNS!!! :-D
Tudo de bom para os próximos 5*5! ;-)
Continua o bom trabalho, porque és a prova viva de que podemos realmente ser a mudança que queremos ver no mundo!!!
Beijos grandes duma admiradora confessa,
Sónia
Olá querida Sónia :)
EliminarPois passaram 5 anos num instante, muito se fez e muito se deixou por fazer :)
Continua a dar aí apoio moral, pois agora és uma verdadeira "coach" :) (mas sempre foste...)
Muito obrigada por tudo, caríssima.
Beijinhos :)
Muito obrigada eu minha linda! ;-)
Eliminar