Alterações Climáticas - chegou a hora de agirmos

No próximo mês de Dezembro, líderes de todo o mundo reunir-se-ão em Copenhaga na Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas, para decidirem as estratégias e objectivos a realizar nos próximos anos com vista a minorar as consequências e travar o aquecimento global. Minorar, sim, pois elas já se fazem sentir em várias partes do mundo, e é já impossível travá-las por completo.
E o que é que nós, simples cidadãos, podemos fazer para ajudar a debelar esta crise climática? Sozinhos, não podemos fazer muito, mas se cada um fizer a sua parte, todos juntos, seremos poderosos.
Podemos repensar as nossas atitudes, o nosso estilo de vida, reduzir a nossa pegada ecológica através de uma redução no consumo: consumindo menos energia, menos água, menos "coisas", optando sempre que possível por reutilizar e reciclar, escolhendo uma alimentação com menos carne, utilizando meios de locomoção menos poluentes, preferindo os transportes públicos aos particulares, partilhando. Escolhendo casas, carros e electrodomésticos energeticamente e ambientalmente mais eficientes. Instalando sistemas de energias renováveis, melhorando o isolamento e ventilação natural dos edifícios, não sobreaquecendo as nossas casas, evitando fugas e desperdícios de água. Podemos agir em casa, na rua, podemos reciclar e podemos intervir.
Para além destas e muitas outras acções, que traduzem uma mudança de atitude e uma mudança no estilo de vida, esta é a altura de nos manifestarmos publicamente como forma de pressionar os líderes mundiais a aprovarem um futuro tratado de Copenhaga justo, ambicioso e vinculativo.
A hora de mudar o nosso estilo de vida para um modo mais sustentável foi ontem é hoje e será amanhã. O mundo ocidental tem de mudar, tem de desacelerar o seu consumo, para que o planeta chegue para todos, para que os povos mais pobres possam ter direito a melhorar a sua qualidade de vida.
Quanto a tomarmos uma posição em relação à cimeira de Copenhaga, a hora é esta, o mês é este e o próximo. Não podemos perder esta oportunidade.
Ficam aqui algumas sugestões para juntar a sua voz por esta causa:
- Assine a petição Seal The Deal
- Registe-se na campanha Tck TckTck
- Participe numa acção local no dia 24 de Outubro, Dia de Acção Climática 350
- Diga ao Nobel da Paz, Barack Obama, para agir pelo clima
- Façam um pequeno vídeo a Exigir 350 Já e juntem aos outros (enviar para sa0r283@gmail.com)
Apreciei muito o alerta e chamada de atenção para a cimeira de Copenhaga. Obrigado.
ResponderEliminarManuela, como é que fez aquilo? Ainda o meu postal do Blog Action Day não tinha arrefecido e já tinha um comentário seu! E bem simpático!
ResponderEliminarDepois vim aqui e vi que os publicamos quase em simultâneo, mas em vez de comentar logo o seu, fui assinar a petição Seal the Deal, onde perdi muito tempo porque a ligação estava muito lenta. A propósito disto, posso levar para os meus blogues o selo desta petição que tem aqui ao lado?
Parabéns pelo trabalho.
Beijinhos.
Olá Manuela
ResponderEliminargostei muito do seu texto e video é inspirador para fazer algo mais. Não sei se vou ter tempo hoje para escrever no meu blog sobre o Blog Action Day, mas vou tentar.
Acho que nas sugestões só faltou lá indicar o meu blog onde podem juntar os videos a exigir 350 para Copenhaga, mas está bem, eu sei que ainda é pequenino, mas está a crescer, já tem lá mais uns quantos: www.exigir350ja.blogs.sapo.pt.
Um grande bem haja e força para continuar esta luta, que temos forçosamente que ganhar!
Luis Rosa
António Rosa
ResponderEliminarObrigada eu, pela visita.
Josefa
ResponderEliminarEu estava on-line nessa altura, e com o painel do blogger a mostrar as actualizações dos blogues que sigo...
Já lhe enviei por mail várias versões do selo Seal The Deal.
Beijos
Luís Rosa
ResponderEliminarTem toda a razão, quando comecei a fazer o texto até estava a pensar nisso, mas quando cheguei ao fim, esqueci-me. Mas ainda vai a tempo, não tarda nada, está lá.
Obrigada pela visita e pela lembrança.
Um abraço
Manuela parabéns pelo texto.
ResponderEliminarPrecisamos se UNIR para que a mudança aconteça mais rapidamente. Todos devemos fazer nossa parte para que possamos viver em um mundo melhor.
Parabéns pelo blog também.
Ah você gostaria de fazer uma parceria entre nossos blogs?
Você tem algum banner para eu colocar lá no meu blog?
Abraço
Julgo que este texto tem a solução do problema, menos consumo, altereção de modelo de desenvolvimento. O problema é fazer com que todos estejamos dispostos a prescindir de bens e serviços que não chegam a todos. Ainda hoje li que 10% da população mundial passa fome. A sustentabilidade passa por corrigir estes desequilibrios, onde nós, mundo desenvolvido, comemos tudo e não deixamos quase nada.
ResponderEliminarUma sugestão de leitura para todos:
ResponderEliminarhttp://www.dw-world.de/dw/article/0,,4792836,00.html?maca=bra-rss-br-top-1029-rdf
Olá Vítor Garcia
ResponderEliminarObrigada pelo comentário. Claro que gostaria de fazer uma parceria com o seu blogue Por um mundo melhor, que agradeço, pois estamos no mesmo barco. Já mandei o "banner" por mail e vou "pegar" o seu banner lá no seu blogue.
Abraços de Portugal
Caro Guimarães
ResponderEliminarTambém estou convencida que a diminuição do consumo é a principal estratégia para um mundo mais sustentável.
Em relação à fome, tem toda a razão, e agradeço a sua sugestão de leitura, que já espreitei e vou ler, pois parece-me de todo o interesse.
Ainda mais que amanhã é o Dia Mundial da Alimentação, e já tenho um "post" agendado sobre o assunto (a fome), para o qual essa leitura com certeza contribuirá para o completar.
Obrigada pela visita.
Olá Manuela,
ResponderEliminarDesde já agradeço o comentário ao meu post relativamente ao Blog Action Day.
De facto chegou a hora de agirmos (e já vamos tarde).
Unamos as nossa vozes!
Abraço,
Ana Portugal
Olá Manuela,
ResponderEliminarÉ urgente que tudo façamos no sentido de travar (?!) esta destruição que não pára.
Que esta corrente dê frutos.
Abraço.
Amiga Manuela,
ResponderEliminarAssinei a petição, publiquei no Facebook e levei o badge para os meus Blogues.
Sei que deveria ter feito mais, mas não deu.
Beijos
Ná
Olá amigas Ana, Teresa e Fernanda
ResponderEliminarImporta mesmo é fazermos o que está ao nosso alcance por um planeta mais limpo e sustentável, e também divulgar, claro.
Vamos lá também a pressionar esses senhores que decidem o futuro deste pálido ponto azul.
Obrigada pela vossa participação e pelo vosso comentário.
Beijinhos
Muito bem mana, muito bem! :)
ResponderEliminarSó para ler e assinar isso tudo... levou um bocado... Mas já está! :)
Só aqui uma achegazinha... :)
Quanto ao consumismo, não tem que haver preocupação... projectaram esta crise exactamente para isso. Cada vez menos podem consumir e vai agravar muito rápidamente... :(
Olá Fada
ResponderEliminarAcho que a redução do consumo pelo mundo "rico" é uma premissa essencial para a sustentabilidade. O capitalismo e consumismo desenfreado é que escavacou este planeta.
Beijos
Disseste o mesmo, por outras palavras, ou é de mim?!
ResponderEliminarFada, ainda bem que disse o mesmo por outras palavras, pois eu tinha entendido que querias dizer uma coisa diferente. Assim, ficamos esclarecidas.
ResponderEliminarBeijos
Manuela, deixo aqui uma notícia interessante para post. Este é o espaço natural para a noticiar. Se o entender...
ResponderEliminarSe calhar já a conhecia....
um abraço
http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1405498
(não é necessário publicar o comentário)
Paulo Lobato
ResponderEliminarAgradeço a informação, sugestão e pela consideração pelo blogue. Não conhecia, e então em breve falarei sobre essa aldeia solar em Odemira, mas com um bocadinho de atraso, pois estes dias não tenho tido tempo.
Obrigada e um abraço.
cara manuela, pode explicar-me o porque do meu comentario nao ter sido publicado?! penso que ao nao fui mal educado... ao menos uma explicação... ou este blog so admite um tipo de opinioes?! cumprimentos
ResponderEliminarCaro João Pedro
ResponderEliminarO seu comentário anterior, embora sarcástico, não foi mal educado. Aliás, deixe-me dizer que o comentário vinha como se tivesse havido um anterior a dizer o mesmo, o que não aconteceu.
Claro que pode aqui haver opiniões diferentes. O que já não estou muito de acordo é que este blogue seja aproveitado para fazer publicidade ao blogue mitos climáticos, que advoga precisamente o contrário do que este blogue defende. Acrescido de que há uma agressividade na maioria dos detractores do aquecimento global em relação aos que o defendem que não me agrada e que considero não desejável para este blogue.
Cumprimentos
cara manuela, se sarcasmo houve no meu comentario nao foi intencional. e realmente ja tinha tentado colocar o post antes mas nao consegui-problema da minha ligaçao, presumo.
ResponderEliminarnoto uma agressividade muito maior por parte dos defensores do aquecimento global, que falam como fanaticos religiosos, como se o aquecimento global fosse uma verdade incontornavel, nao se preocupando com o mais importante: a verdade cientifica dos factos! note que nao me estou a referir a si em particular.
penso que esta errada ao nao publicar o meu comentario somente porque nao partilharmos a mesma opiniao, mas o blogue é seu. voltaremos a falar no futuro.
assim sendo, cumprimentos.
Está a ver, João Pedro, como nos chamou "fanáticos"? É a isto que eu me refiro.
ResponderEliminardesculpe mas esta a distorcer as minhas palavras!!!
ResponderEliminardisse que falam COMO fanaticos religiosos, expliquei porque e disse que nao era o seu caso!!
foi isso ou nao foi?!
João Pedro
ResponderEliminarDe facto, disse que não era o meu caso, mas como eu faço o que posso para prevenir o agravamento do aquecimento global e das alterações climáticas através de uma alteração de comportamento sempre focada no menor consumo de recursos e consequentemente na redução de emissões, integro-me no grupo.
Como já lhe disse antes, a grande maioria das pessoas, tal como eu, não conhece a verdade científica dos factos (duvido que haja alguém), mas vê o que se passa à sua volta.
Considero que é mais importante tentar que as pessoas mudem os seu hábitos para hábitos menos consumistas e menos destrutivos, pois o nosso planeta não é ilimitado, do que averiguar se a temperatura média foi ou não bem medida ou se subiu ou desceu nos últimos 10 anos ou não.
Pode-se discutir isso, mas não comigo, que não sou cientista, muito menos dessas áreas.
Também não sei que mal poderá trazer ao mundo a redução do consumo de recursos naturais e consequente redução de lixo e poluição, que os ambientalistas advogam.
Não me considero fundamentalista, nem acho que a grande maioria das pessoas que se preocupam com o ambiente o seja.
A agressividade não resolve nada, e seguramente não contribui para tornarmos este mundo, que está já tão mal, melhor.
Mas diálogo civilizado, será sempre bem-vindo.
Cumprimentos
concordo em absoluto que devemos cuidar deste nosso mundo, ate porque nao temos outro. alias faço por isso de uma forma activa. mas nao me vendam essa necessidade de mudança embrulhada na fraude do aquecimento global.
ResponderEliminarquando começarem a aprovar impostos sobre as emissoes de carbono (ja se fala disto nesta reuniao de copenhaga e em frança ja esta previsto entrar em funcionamento em 2010) - e pode crer que esse é o real objectivo desta fraude, taxarnos ainda mais - ai sim se vai ver de que lado esta a razao.
a manuela é concerteza uma mulher inteligente, que nao se fica pela informaçao convencional, investigue e informe-se e vai ficar surpreendida (tal como eu fiquei, quando tambem defendia as suas ideias) com a razao e força cientifica daqueles que nao concordam com a teoria do aquecimento global. siga os links que enviei que do lado de la ninguem morde.:)
penso que lhe ficava bem colocar o meu primeiro post, m as tudo bem.
cumprimentos