Espaços verdes e crianças
O estudo "Green Spaces and Cognitive Development in Primary Schoolchildren"de Payam Dadvand e outros, feito ao longo de 12 meses (2012-2013) em 2.593 crianças do segundo ao quarto ano (7-10 anos) de 36 escolas primárias em Barcelona, Espanha, conclui que as crianças mais rodeadas de vegetação no seu dia-a-dia tem um melhor desempenho a nível de memória e de atenção.
«Os espaços verdes têm uma série de benefícios para a saúde, mas pouco se sabe em relação ao desenvolvimento cognitivo em crianças. Este estudo, com base na caracterização abrangente dos espaços verdes na envolvente (em casa, na escola e durante a deslocação) e em repetidos testes cognitivos computorizados em crianças do ensino básico (1º ciclo), encontrou uma melhoria no desenvolvimento cognitivo associado a envolventes verdes, particularmente nas escolas. Esta associação foi, em parte, mediada pela redução da poluição do ar. Os resultados apresentam evidências aos decisores políticos para intervenções balizadas e viáveis, tais como a melhoria de espaços verdes nas escolas para atingir melhorias no capital mental a nível da população.»
Fonte: (tradução de) http://www.pnas.org/content/early/2015/06/09/1503402112.abstract
Informação de suporte:
Comentários
Enviar um comentário
Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!
Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.