Sobre biocombustível de óleo de palma
«Sabia que os carros a gasóleo queimam metade do óleo de palma que consumimos na Europa? Esta situação está a promover a destruição da floresta tropical e a matar os orangotangos no sudoeste da Ásia.»
«A Diretiva de Energia Renovável regula o uso de biocombustíveis e combustíveis renováveis para a União Europeia (UE). Está atualmente sob revisão para o período de 2020 a 2030 (“REDII”).
Ajude a fazer pressão, assine as petições da Rainforest Rescue e da AVAAZ

Tanto o Parlamento Europeu como o Conselho da UE propuseram alterações a esta lei e as suas posições são bastante diferentes.
Uma diferença fundamental é a decisão do Parlamento de acabar com o apoio político ao biodiesel produzido a partir de óleo de palma em 2021, na tentativa de evitar os impactos ambientais, climáticos e sociais negativos ligados a esta matéria-prima.
A decisão do Parlamento provocou um debate internacional em que os países produtores de óleo de palma se opuseram a esta medida.
Dados os impactos negativos ligados ao biodiesel com origem na produção agroflorestal - e especialmente ao óleo de palma - consideramos que o Parlamento vota um passo na direção certa, especialmente tendo em conta estes factos chave:
- 1. As emissões de gases com efeito de estufa do biodiesel do óleo de palma são três vezes piores que as do gasóleo de origem fóssil.
- 2. Os condutores da UE são os maiores utilizadores de óleo de palma, mais do que as indústrias alimentar e cosmética.
- 3. Os atuais sistemas de certificação não garantem a sustentabilidade dos biocombustíveis usados na UE.
- 4. A decisão do Parlamento não é uma proibição do óleo de palma, é o fim do apoio político ao biodiesel de óleo de palma na REDII.
- 5. Existem outras questões ligadas à produção em larga escala de óleo de palma, como violações dos direitos humanos e dos direitos dos trabalhadores.
- 6. O óleo de palma certificado deve ser usado para alimentar pessoas, não carros.
- 7. A expansão do óleo de palma leva à desflorestação e à degradação das turfeiras.»
Ajude a fazer pressão, assine as petições da Rainforest Rescue e da AVAAZ
Comentários
Enviar um comentário
Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!
Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.