E se pensássemos a Terra como um imenso Condomínio?

Deixo aqui este tema no ar a que voltarei mais tarde. Fica aqui o vídeo do Youtube em inglês, mas não deixe de consultar o site "Condomínio da Terra", onde o vídeo tem legendas em português, e onde se pode informar mais sobre este assunto.



Deixo também aqui duas das ideias chave desta iniciativa:
  • O Planeta Terra é indivisível, limitado e vivo. Entre o espaço físico da crosta terrestre, a atmosfera, o mar e os seres vivos existem complexas interacções que sustentam a vida. A Terra Viva, explicada pela Teoria de Gaia de James Lovelock, comporta-se como um sistema auto-regulado, constituído por componentes físicas, químicas, biológicas e humanas.
  • Todo e qualquer cidadão do planeta tem direito a uma quota equitativa de uso da Atmosfera, da Hidrosfera e da Biodiversidade. Este é um direito fundamental de cada pessoa, inerente à própria condição humana. A quota individual varia em função do número de cidadãos que em cada momento habitam o planeta.
Concorda? Eu concordo. Está na hora de mudarmos a nossa visão do planeta e a nossa relação com ele. Daqui até Julho, vou falando deste assunto.


Comentários

  1. Desculpa lá ajabardar!!!! Mas se fosse como no meu condomínio, com os vizinhos que eu tenho!!! Nem te conto...

    ResponderEliminar
  2. Pois é, mas mesmo com "maus" vizinhos (são inevitáveis), é melhor haver um condomínio, que é regido por leis que os possa "controlar" ou regular, do que cada um fazer o que quer - usufruindo, prejudicando e destruindo as partes comuns - sem que nada lhe aconteça.
    A ideia é que deve haver respeito pelas partes comuns, que são de todos, e que deve haver uma entidade responsável pela sua preservação.

    ResponderEliminar
  3. Ana isabel,

    Pense no que seria se não houvesse condomínio, e tendo vizinhos desses não hovesse ninguen que cuidasse das partes comuns. Mesmo não sendo amigos, dormimos todos debaixo do mesmo tecto. E existe um sistema que garante ele está em condições. pemse nisso!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.

Mensagens populares deste blogue

"Florestas" emissoras de CO2

Um Pálido Ponto Azul

15 anos