A energia eléctrica vinda do sol - painéis fotovoltaicos

Instalados na cobertura, ou mesmo fazendo parte integrante das fachadas, como o exemplo da foto (edifício SOLAR XXI do INET, Lisboa) os painéis foto-voltaicos são uma excelente alternativa para uma energia limpa dos edifícios, indo de encontro aos requisitos da certificação energética, e diminuindo a factura a pagar à EDP. Exigem, no entanto, um investimento elevado, e têm tempos de retorno relativamente longos.
A electricidade produzida em excesso pode ser vendida à rede - para o que é preciso obter uma licença, ou pode ser armazenada - neste caso, é necessário também investir num acumulador.
A maior central solar de painéis foto-voltaicos do mundo, situada na Amareleja, Alentejo, está em funcionamento há quase 4 meses. Irá produzir 93 GWh por ano (1 GWh = 1 milhão de KWh), energia suficiente para abastecer 35 mil habitações.

Mas para isso, era preciso fechar uma central térmica de potência equivalente.
E a central termoeléctrica de Sines, a carvão, e altamente poluente, não encerra? Alguém me sabe sabe dar novidades do assunto?
Comentários
Enviar um comentário
Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!
Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.