Hortas Comunitárias

O amigo Ferreira-Pinto já aqui falou, em Novembro passado, do projecto das hortas comunitárias promovidas pela Câmara Municipal de Ponte de Lima: entretanto, dos 36 lotes disponibilizados, mais de 20 já estão a ser cultivados. Mas as hortas comunitárias e/ou pedagógicas, já existem em Ponte de Lima, em Guimarães, em Coimbra, em Cascais, no Grande Porto, na Maia, etc.. Em Lisboa, uma Associação de Moradores aguarda resposta da Câmara. Entretanto, parece que há projecto para 2011. Alguns destes projectos, como o caso de Cascais, estão integrados na Agenda 21 Local.
Espero que estes exemplos se estendam a todos os Municípios deste país. É preciso deixar de ter espaços "verdes" a monte, e pensar na nossa população, dando-lhes a hipótese de cultivarem sadiamente a sua alimentação, enquanto contribuem para a sustentabilidade.
A reportagem do vídeo, de Outubro de 2008, refere-se às hortas pedagógicas de Guimarães.
Excelente! Já tinha ouvido falar, mas aqui tenho a informação toda! Quem sabe não me animo :)
ResponderEliminarObrigada
Sandra
Olá Sandra
ResponderEliminarBem vinda ao blogue, e obrigada pelo comentário. Se puder, anime-se, pois ajudará à sua "Cozinha sem Avental". O Jamie Oliver já não dispensa a sua horta :)
Era não era...Para mim ter uma horta era o verdadeiro luxo!!Penso sempre que um dia volto ao Alentejo e lá sim faço a minha horta.Mas com esta ideia nem preciso de esperar.
ResponderEliminarParabéns pelo blog, já sou seguidora...
bjinhos
Sandra
Eu adoro a ideias de hortas comunitárias!Comer o que produzimos, sem recurso a químicos e praticamente sem poluir é uma ideia fantástica! Espero que a ideia se espalhe!
ResponderEliminarHá tantas outras coisas que poderíamos tornar comunitárias!!Para bem do nosso bolso e do nosso ambiente!
Abraço,
Ana
Olá Sandra
ResponderEliminarEu também tenho muitas saudades da horta, mas no Minho. Obrigada.
Beijinhos
Olá Ana
ResponderEliminarAs hortas comunitárias são uma óptima ideia, que felizmente começa a aparecer em alguns municípios. Também espero que se alastre e cresça. Há tanto espaço "verde" abandonado!
Obrigada e beijinhos