Dia Mundial do Ambiente - Wangari Maathai
Este ano, o Dia Mundial do Ambiente é dedicado à floresta. E por aqui apresento, a quem não conhece, Wangari Maathai, uma mulher cuja acção em defesa do ambiente já levou a que fossem plantadas mais de 45 milhões de árvores!
Wangari Maathai nasceu no Quénia, em 1940, e doutorou-se na área da biologia. Activista política na defesa dos direitos humanos e do ambiente, fez parte do Conselho Nacional da Mulheres do Quénia entre 1976 e 1987.
Em 1976, Wangari introduziu a ideia de melhorar a vida das mulheres e das comunidades melhorando o ambiente através da plantação de árvores.
Esta iniciativa intensificou-se através do movimento que fundou, o Green Belt Movement, tendo já levado à plantação de mais de 45 milhões de árvores no Quénia, restabelecendo equilíbrios e ecossistemas e permitindo ganhar terreno à desertificação provocada pela desflorestação. A sua acção, para além de proteger a biodiversidade, replantar a floresta e combater a desertificação, contribuiu para melhorar qualidade de vida das comunidades locais, criando empregos, sobretudo em áreas rurais, e promovendo o papel da mulher na sociedade.
Em 2004, Wangari Maathai ganhou o prémio Nobel da Paz pela sua contribuição para o desenvolvimento sustentável.
Destaco a frase de Wangari Maathai:
"É o povo que tem de salvar o ambiente, é o povo que tem de obrigar os seus líderes a mudar"

Manuela,
ResponderEliminarExemplos destes reconfortam-me e levam-me a acreditar...
Beijo :)
Eu já plantei 4 árvores... eheh
ResponderEliminarAC
ResponderEliminarTem razão, são exemplos destes, e muitos, muitos outros em menor escala, que não nos deixam perder a esperança e o desejo de contribuir para a mudança!
Abraço e bom fim de semana
Voz
ResponderEliminarSem dúvida que está no bom caminho :)