Comissão Europeia a favor das abelhas!
![]() |
Imagem de Michael Kooren/Reuters obtida no The Guardian |
Uma boa notícia vinda da Comissão Europeia - a suspensão de inseticidas neocotinóides, que comprovadamente prejudicam as abelhas! E uma surpresa, depois do fracasso da votação inicial, no mês passado, em que a proposta de suspensão da Comissão não passou (e, vergonha nossa, Portugal votou contra).
Não sei se a petição da Avaaz, assinada por 2,6 milhões de pessoas teve influência, mas acredito que sim. Por isso, agradeço a todos aqueles que responderam ao apelo que fiz aqui e a assinaram.
A seguir, a transcrição da notícia de Ricardo Garcia, no Público de hoje:
«A Comissão Europeia vai impor a proibição de pesticidas suspeitos de estarem a dizimar populações de abelhas, apesar de a proposta não ter conseguido acordo dos países da União Europeia (UE).
Numa votação de recurso esta segunda-feira, em Bruxelas, 15 Estados-membros posicionaram-se a favor da proposta da Comissão, que prevê a suspensão, por dois anos a partir de Dezembro, do uso de três pesticidas da família dos neonicotinóides, amplamente aplicados na agricultura. Oito países votaram contra – incluindo Portugal – e quatro abstiveram-se.
Apesar de não se ter conseguido a maioria qualificada necessária para aprovar a proposta, o resultado da votação deixou a decisão nas mãos da Comissão Europeia, que já anunciou que irá avançar com as restrições.
Estudos recentes sugerem que alguns pesticidas neonicotinóides, uma vez absorvidos pelas abelhas através do néctar e do pólen das plantas, prejudicam a sua capacidade de navegação e resultam na produção de menos rainhas. Esta poderá ser uma das causas do “desaparecimento” das abelhas, deixando as colmeias vazias, que se tem verificado em vários países europeus e nos Estados Unidos.
Em Janeiro passado, a Agência Europeia de Segurança Alimentar considerou que o uso de tais produtos só seria aceitável em culturas onde as abelhas não se alimentam. Mas a ideia de os proibir vinha sendo vivamente rejeitada por alguns países e pelas multinacionais Bayer e Syngenta, os seus principais fabricantes.
“Dado que a nossa proposta se baseia em riscos para a saúde das abelhas identificados pela Agência Europeia de Segurança Alimentar, a Comissão irá adiante com o seu texto nas próximas semanas”, disse o comissário europeu da Saúde e do Consumidor, Tonio Borg, num comunicado.
Os pesticidas em causa são o tioametoxam, o imidacloprid e o clotianidin e representam problemas para as abelhas em culturas como canola, girassol, milho e cereais, segundo o relatório da Agência Europeia de Segurança Alimentar.
A Comissão vai banir o seu uso, excepto em culturas que não atraiam abelhas. Há algumas excepções também para estufas e para a aplicação dos produtos em culturas “problemáticas”, mas apenas depois da floração.
Onde o seu uso for permitido, os pesticidas só estarão disponíveis para profissionais.
A ideia inicial da Comissão era avançar com as restrições já em Julho, mas a data foi adiada para Dezembro. Dentro de dois anos, a situação será reavaliada.
A proposta de Bruxelas já tinha falhado uma primeira votação, dia 15 de Março, conseguindo apenas 13 votos a favor. Entre os países que então votaram contra ou se abstiveram, a Alemanha mudou agora de posição, apoiando a Comissão.
Já o Reino Unido manteve a sua oposição à proposta, argumentando que não há provas suficientes de que os pesticidas façam mal às abelhas e que os prejuízos na agricultura seriam elevados. Os fabricantes dos pesticidas também dizem que não há provas suficientes de que o seu uso em condições normais na agricultura cause problemas às abelhas.»
Fonte: Público
Notícia também no The Guardian
Ena, uma coisa acertada! :-D
ResponderEliminarSó não percebo o engonhanço até Dezembro, porque vai implicar mais uma época de actividade das abelhas no meio de epsticidas a rodos, mas ao menos depois elas terão dois anos para respirar tranquilas! ;-)
Beijinhos e boa semana!
P.S.: Obrigada por teres tirado os comentários feitos via G+! ;-P
Olá Sónia
EliminarO "engonhanço" é fruto das pressões corporativas, como é óbvio. Não viste o que fizeram na Galiza no Verão passado? A proibição do inseticida flufenoxuron (tóxico para as abelhas) entrava em vigor a 1 de Agosto de 2012, e fumigaram toda a região em julho!
Mas, mais vale aos poucos do que de maneira nenhuma!
Beijinhos e obrigada pela visita, parceira :)
Olá Professora Manuela, felicidades para toda sua casa!
ResponderEliminarEstamos aqui para convidar você a conhecer o Projeto Educadores Multiplicadores. O objetivo é unir e divulgar blog de educadores.
DIVULGUE SEU BLOG no EDUCADORES MULTIPLICADORES e fique em evidência. Compartilhe saberes!
A parceria é exclusiva para blogs de Educadores/Professores que escrevem conteúdos ligados diretamente à Educação.
Faça parte da família dos Multiplicadores! Seu blog ficará mais conhecido entre os professores/educadores, alunos e escolas do Brasil e Portugal. Amplie seu público!
Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.
IRIVAN
Olá Irivan
EliminarMuito obrigada pelo convite, mas eu não sou professora :) De qualquer modo, vou visitar esse site.
Um abraço e até breve