Joaninhas - preciosa ajuda na agricultura biológica

Imagem de Wikimedia
Larva de joaninha-dos-sete-pontos (coccinella septempunctata), uma das cerca de 5000 espécies de joaninhas, e a mais comum na Europa.

Depois da fase larvar, a joaninha passa pelo estádio imóvel de pupa, normalmente agarrada a uma folha ou caule e eclode com a forma adulta, mas amarela. Depois vai alaranjando e ganhando as pintas até ficar com o aspecto final da joaninha dos sete pontos,

As joaninhas são predadoras vorazes de pequenos insetos, como pulgões, moscas da fruta, piolhos das folhas e ácaros, tanto em larva como adulta. Uma joaninha pode comer mais de 200 pulgões por dia, embora também se alimentem de néctar e folhas - são omnívoras.

Por esse motivo, são preciosas como auxiliares em agricultura biológica, mas são muito sensíveis aos pesticidas usados na agricultura convencional, por isso aí não aparecem.
Imagem de Wikipedia

Metamorfose das joaninhas:
http://youtu.be/GLMZI8_69bg
http://youtu.be/daOBpw4-jXA

Mais em:
http://diariodebiologia.com/2010/02/que-bicho-e-esse-5/
http://www.ninha.bio.br/biologia/joaninhas.html

Conheço as joaninhas adultas desde criança, mas foi preciso começar a minha horta (biológica) em 2011 para conhecer as larvas de joaninha. Quando as vi, a minha reacção foi "mas que bicho é este, rastejante, cinzento e com manchas cor de salmão?" e só fiquei a saber depois de pesquisar. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Florestas" emissoras de CO2

15 anos

Curso de Introdução à Agricultura Natural Coreana