Sabe de onde vêm os seus alimentos?
O vídeo abaixo mostra como no Brasil os pequenos agricultores e os consumidores que se preocupam com uma alimentação e agricultura sem venenos ("agrotóxicos") estão a dar a volta ao grande poder das multinacionais agroquímicas ou grandes cadeias de distribuição. Associações de agricultores ecológicos, feirinhas onde o produto chega diretamente do produtor ao consumidor, encurtando os circuitos dos alimentos, reduzindo ou eliminando os intermediários que levam a grande fatia do lucro, se não todo.
![]() |
Imagem obtida aqui |
Nas AMAP, Associações de Manutenção de Agricultura de Proximidade, os associados consumidores pagam adiantado para que os agricultores possam pagar as despesas de produção, e recebem em cabazes com os produtos da época. Isto permite um pagamento justo ao produtor, preços mais baixos, e alimentação mais saudável.
Em Portugal, felizmente já começam a aparecer AMAP, agricultura de proximidade (não necessariamente de produtos biológicos certificados), que tratam de “uma parceria direta, baseada na relação humana entre o grupo de consumidores e um ou mais produtores, onde os riscos, responsabilidades e recompensas da produção agrícola são partilhadas, através do estabelecimento de uma ligação de longa duração.” (daqui)
Na sessão "Ambientar-se" de 16/9/2016 em Vila Nova de Famalicão, os representantes da AMAP Chuchubio explicaram o modo de funcionamento destas associações. Um excelente caminho para a agricultura em pequena escala, e sobretudo, para a agricultura biológica. O poder está na mão de cada um, quando escolhe o que e onde compra, e sobretudo quando se informa de onde vem os seus alimentos (e não só, claro).
Você sabe de onde vêm seus alimentos? from Aura on Vimeo.
No zona de Sintra-Colares-Mafra existem alguns projectos interessantes como a Ecoaldeia de Janas e o seu Graneleiro (http://graneleiro.ecoaldeiajanas.org/) ou a Quinta do Arneiro (https://www.quintadoarneiro.pt/).
ResponderEliminarMuito obrigada, AFonseca, pelo seu contributo.
EliminarAté breve