Marcha Mundial do Clima - Portugal
Aproveito o dia em que se comemora a Revolução de Abril em Portugal, para apelar á participação na MARCHA MUNDIAL DO CLIMA, que ocorrerá em diversas cidades do mundo no próximo sábado, dia 29 de abril!
Segundo a NASA, março 2017 foi o segundo março mais quente de que há registo, há 137 anos; fevereiro de 2017 foi o 2º fevereiro mais quente desde que há registos; janeiro de 2017 foi o 3º janeiro mais quente desde que há registo, ... e por aí fora
![]() |
Mapa das concessões atualizado, já sem as da costa sul do Algarve (imagem obtida em ENMC/) |
Já ninguém duvida das alterações climáticas e do aquecimento global, duvido é se vamos a tempo de fazer alguma diferença... pois o avançar da situação dramática é mais rápido do que quaisquer previsões... mas só temos uma opção: tentar fazer alguma coisa!
Em Portugal, não se entende como é que se pretende explorar petróleo, em terra e no mar, quando tudo indica que para combater as alterações climáticas a nível energético, a aposta deve ser nas energias renováveis e limpas (solar, eólica).
Felizmente foram canceladas as prospeções na costa sul do Algarve (porque as pessoas se opuseram e se manifestaram), mas infelizmente, em 11 de janeiro passado, o governo deu licença à GALP/ENI para avançar com a prospeção de gás e de petróleo no mar de Aljezur. E muitos outros negócios estão a avançar na costa oeste, é ver o mapa atualizado à direita (mapa anterior, com as concessões na costa sul aqui)!
Assim, em Portugal, a Marcha Mundial do Clima, no Porto, em Lisboa e em Aljezur, destina-se a travar Trump e a travar a prospeção e exploração de petróleo e gás em Portugal.
Marcha Mundial do Clima - Porto - 29 de abril, 15h, Avenida dos Aliados
Marcha Mundial do Clima - Lisboa - 29 de abril, 15h, Terreiro do Paço
Marcha Pelo Clima - Não ao Furo - Aljezur - 29 de abril, 15h, frente à Câmara Municipal de Aljezur
![]() |
Imagem daqui (Portland) |
«A eleição de Donald Trump para a presidência dos EUA provocou ondas de resistência em várias frentes, dos direitos humanos à igualdade de género, dos serviços públicos à justiça climática. Trump defende explicitamente o fracking e o carvão. Ao mesmo tempo autorizou o muito contestado oleoduto de Dakota (Dakota Access Pipeline) e o gasoduto Keystone XL, travados na administração anterior. A agenda petrolífera de Trump levou o movimento “People’s Climate Movement”, dos EUA, a lançar o apelo a uma manifestação internacional no próximo dia 29 de Abril.



Para isso, uma das prioridades tem de ser o anulamento imediato de todas as concessões de prospeção e exploração de gás e de petróleo ao longo da costa portuguesa, do Algarve à Beira Litoral, do Oeste à Costa Alentejana. Na nossa opinião, estão baseados numa lei inválida. Não é possível uma política climática coerente que possa coexistir com estes contratos de petróleo e gás natural.
![]() |
Imagem de Observador |
Enquanto cidadãos e coletivos queremos um país e um planeta em marcha para um novo paradigma energético, que respeite os direitos humanos, que ponha as pessoas e a natureza acima dos interesses da indústria petrolífera. Queremos uma outra economia, livre de conceitos e práticas que nos arrastam para a catástrofe.
Dia 29 de Abril, juntando-nos à People’s Climate March internacional, sairemos à rua em vários locais do país para exigir uma resposta séria às alterações climáticas e a recusa da exploração de hidrocarbonetos em Portugal.»
Subscrevem: Academia Cidadã; Alentejo Litoral pelo Ambiente; Amnistia Internacional; ASMAA – Associação de Surf e Actividades Marítimas do Algarve; Bloco de Esquerda; Campo Aberto; Cidadãos pela Pressão Climática; Climáximo; Coletivo Clima; Coopérnico; Futuro Limpo; GAIA - Grupo de Acção e Intervenção Ambiental; GEOTA – Grupo de Ordenamento do Território e Ambiente; Hidrosfera Portugal; Livre; Movimento Alternativa Socialista; MIA – Movimento Ibérico Anti-nuclear; PAN – Pessoas, Animais, Natureza; Peniche Livre de Petróleo; Plataforma Não ao Tratado Transatlântico; Porto Sem OGM; Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza; Sciaena; Sindicato dos Professores do Norte; Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável
Fonte: http://www.salvaroclima.net/
A engenharia climática, a destruição da Agricultura, imposição das comidas transgénicas, destruição do Ozono e dos Ecossistemas, 3ª guerra Mundial, e fim da espécie Humana:
ResponderEliminarMeus caros amigos, comecem a olhar para cima e vejam as linhas brancas que os aviões deixam no ar, que não desaparecem e que começam a expandir-se para formarem um imenso lençol branco que acaba por cobrir o céu. Estas linhas não estão relacionadas com a queima do jet-fuel, são aerossóis que estão a ser deliberadamente pulverizados em cima de nossas cabeças e de nossos filhos. Estes aerossóis têm a propriedade de condensarem humidade atmosférica e com estas tecnologias é possível produzir-se nuvens e chuva ( ou gelo no Verão ), se assim for a intenção ( transformando um dia de Verão, num de Inverno, se assim alguém o decidir ). Esta manobra de ocultação do aquecimento Global está a ser conduzida pelos donos do dinheiro ( para as regiões mais densamente populosas e mais ricas do Mundo ). Donos do dinheiro estes, que são os donos da indústria petrolífera, os donos do sistema bancário internacional ( que controlam instituições como a UE, o FMI, a reserva federal Americana, o BCE, etc.. ), são os donos da grande indústria farmacêutica, do armamento, e também do Mundo, na realidade. Os aerossóis usados são compostos por nano partículas metálicas e químicas muito perigosas para os seres Humanos e para todos os seres vivos, as árvores estão incluídas. E as abelhas, que tanto precisamos, não estão a morrer "só" devido aos pesticidas ( empresas pérfidas e criminosas e que tanto prejudicam a Humanidade, como a monsanto, têm que acabar, não podem ser protegidas pelo poder político) , mas principalmente e também devido à queda de PARTÍCULAS provenientes destes aerossóis, tais como as nano partículas de alumínio ( partículas 50 vezes mais pequenas do que um glóbulo vermelho ), alumínio este que é um metal neuro-tóxico muito perigoso para todos os seres vivos, incluindo as árvores ( pois produz um efeito dissecante nestas, colocando-as em stress acrescido, abrindo desta forma uma porta de entrada para fungos, bactérias e parasitas infestantes ). A “engenharia” climática está a acelerar o aquecimento Global exponencialmente, pois um dos graves danos causados por estas técnicas é a destruição do Ozono, na Estratosfera. Peço-vos POR FAVOR que visitem o site http://www.geoengineeringwatch.org, para que possam perceber o enorme sarilho no qual estamos TODOS metidos e quais a profundas implicações que estão associadas a este fenómeno da "engenharia" climática.
O meu muito obrigado, cidadão preocupado.