3R - Reduzir, Reutilizar, Reciclar
1º - Há que reduzir a produção de resíduos; a maneira mais directa e eficaz é através da redução do consumo.
2º - Reutilizar sempre que possível; dar vida nova a objectos que à partida são para descartar.
3o - Reciclar, quando não é possível reutilizar; entra aqui a separação e triagem de resíduos sólidos. Ao reciclar, produtos como papel e embalagens servem de matéria prima para o fabrico de outros produtos.
E é sobre a reutilização que vou incidir neste pequeno texto; ou talvez sobre a reciclagem; mas não será também sobre a redução? Veremos...

Falo de móveis. Esses objectos essenciais ao conforto dos nossos dias, das nossa casa. Normalmente, são objectos grandes, e quando nos descartamos deles, os resíduos também o serão. Em muitos dos casos, são de madeira, e acabam a ser queimados. Mais CO2 para a atmosfera, menos árvores nas florestas!
Mas é verdade que nos cansamos dos nossos móveis. Ou então "passaram" de moda. E que fazer? Muitas vezes, é possível mudar o ambiente da nossa casa dando vida nova aos mesmos móveis: fica mais barato do que comprar novo e é mais ecológico. Assim estamos a reduzir os resíduos através da reutilização, ou mesmo da reciclagem. O móvel daquele quarto de menina, já cansava, era muito pesado. Tratado e pintado, ganhou vida e cor. Aquele banquinho da foto, primeiro foi reciclado de uma cadeira, e mais tarde foi mudado e pintado.
E ainda há quem se dedique a esta arte. É o caso da Oficina do Bosque, onde estas e muita outras transformações permitem reutilizar móveis antigos (ou nem tanto), arranjando maneira de termos uma "casa nova" sem o abate de mais árvores. Bom trabalho.
Olá Bastet, muito me honra, ver aqui alguns trabalhos meus! És uma querida. :)
ResponderEliminarO texto está realmente de acordo, com o que penso, ou melhor, pensamos.
Obrigada por me concederes este espaço; mais uma vez... :)
Vale a pena passar do blogue. Se eu tivesse uma casa no campo, contratava-a já.
ResponderEliminarObrigada RUI... :)
ResponderEliminarHás-de ter uma!
Ó Fada como é?
ResponderEliminarPensava que o exclusivo da comunicação e imagem me estava adjudicado mas, afinal, estás como os políticos, pá!
É só assessores de imagem! :)))
Credo, Quinn!... Como os políticos?!?!
ResponderEliminarIsso existe neste país??!!
Pensei que estávamos abandonados às carraças e sanguessugas!
Tu ainda acreditas, que este país da bosta é governado?!?!
Boa te vai...