Associamos, e bem, as florestas aos melhores absorvedores de gases com efeitos de estufa (GEE), sendo grandes reservatórios de carbono, essenciais ao combate às alterações climáticas. No entanto, nem sempre é assim. Se a floresta é destruída por incêndios devastadores, se a floresta não permite a absorção de CO2 pelo solo porque o solo não está vivo, se as árvores são cortadas com muita frequência, então, o carbono libertado pode afinal ser ainda mais do que o carbono armazenado, como explica este artigo do Público Azul. Segundo o professor Jorge Paiva , uma floresta é um sistema complexo que possui uma grande biodiversidade (de plantas mas também de animais), incluindo no próprio solo. Portanto, na realidade, nestes três casos não estamos a falar de floresta, mas de monoculturas intensivas, algo bem diferente. « Há três florestas europeias que emitem mais gases poluentes do que absorvem e uma delas é portuguesa Nesta investigação apresentamos os casos mais graves e associamos ge...
Só quero dizer que a energia nuclear não é renovável!!!
ResponderEliminarE que a nova Arábia é o Canadá...
Quanto a alguns conceitos, ou mudamos a forma como encaramos o Tempo, ou apenas vamos continuar no mesmo rumo.
Voz
ResponderEliminarClaro que a energia nuclear não é renovável. Mas há muito quem julgue que sim.
E a nova Arábia ser o Canadá: concordo parcialmente. Aquelas areias são um "manancial", mas não terão limites? É mais caro, e não terão oposição de ONGAS que ponha termo àquela estupidez?
Voz, uma coisa é certa: é da natureza humana (ou se calhar de qualquer animal) mudar de rumo se achar que algo está mal, e gradualmente. Mudar radicalmente, só na sequência de um forte abanão. Não há outra hipótese!
Não tenha dúvida que quanto ao Canadá aquilo vai ser até ao manto do Planeta... não somos capazes de parar... claro que têm limite, mas isso pouco importa para eles.
ResponderEliminarquanto ao abanão: pode ser que venha já nos próximos anos!
Não sei se viu uma notícia que deu hoje sobre uma reunião do PSD com "peritos" em fontes de energia... os tipos só falaram em nuclear...
ResponderEliminarNão, Voz, não vi. Eu vejo as notícias na TV por fases. Tenho a fase em que gosto de andar ao corrente do que se diz na TV... de seguida tenho a fase da desintoxicação. Tenho andado nessa há umas semanas...
ResponderEliminarMas como lhe disse, não me admira nada. Até o General Ramalho Eanes aqui há tempos aproveitou o tempo de antena que lhe deram para a apologia oa nuclear.
Nesta questão da energia nuclear, estou como na questão dos transgénicos: se fosse um mal um pouco menor para resolver um mal maior, ainda seria de ponderar. O pior é que se torna um mal enorme, porque acaba sempre por se somar o mal maior com o outro que só é um pouco menor!
Ou seja, o melhor era cortar o mal pela raíz, maior e menor! Mas isso, bem sabemos que só com o tal grande abanão.
Trabalho para a REN e fala-se bastante da energia nuclear, como uma das principais apostas da empresa para o futuro.
ResponderEliminarREN... WELCOME TO THE FUTURE
ResponderEliminarSpark
ResponderEliminarEssa notícia entristece-me... deviam apostar era em energias verdadeiramente renováveis!
Querida Amiga Manuela,
ResponderEliminarEstou a gostar muito deste Colóquio que me parece muito interessante e com bons intervenientes. Foram bem escolhidos e conseguem fazer-nos entender com facilidade temas bem dificeis para quem não está muito por dentro deles. Parabéns por ter trazido este post.
Um beijinho muito amigo.
Olá Luís
ResponderEliminarEstive lá em Pombal no colóquio, e digo-lhe que valeu bem a pena. Só tenho pena de não arranjar meia dúzia de parceiros empenhados em fazer algo para melhorar o nosso cantinho do mundo, para arrancar com a Transição em Famalicão, assim como o João Leitão está a arrancar em Pombal.
O próximo vídeo do colóquio a deixar aqui também é muito interessante, com a Luísa Schmidt, a falar do papel da comunicação social, e as notícias das notícias não são nada boas!
Um abraço
Este post "Colóquio da Transição 3 - Situação Energética" foi nomeado para o Green Blog Awards do mês de Julho, numa iniciativa do blogue LxSustentavel.
ResponderEliminarSe acham que merece o vosso voto, vão ao respectivo site: Nomeados Green Blogger Awards: Julho 2010 e comentem a vossa preferência (esta ou outra, claro). Até 2 de Agosto.
Muito Obrigada
Amiga Manuela!
ResponderEliminarDesculpe!
Eu não acredito que tenha feito essa asneira!!!!!!!
O que me levou a errar???!!!!
Vou voltar lá e tentar remediar o mal, acho que sei como o fazer.
Beijinhos e boa sorte!
Ná
Olá Fernanda
ResponderEliminarEstá a falar da votação para os Green Blogger Awards, não é? Deixe lá, além de já ter emendado, não há problema nenhum.
Muito obrigada por ter participado e votado.
Um grande abraço :)