Hortas-jardim e Jardins-horta
Nas andanças de conhecer e aprender um pouco sobre hortas biológicas e agricultura sustentável, tenho-me deparado com verdadeiras hortas-jardim, ou seja, hortas rodeadas ou matizadas de flores. Isto porque as flores, como cravos-de-tunes, zínias, calêndulas e muitas outras, assim como a maioria das ervas aromáticas e medicinais, são cruciais na horticultura biológica, já que, atraem insectos polinizadores e, por si ou com a ajuda dos insectos auxiliares, afastam muitas das pragas.
No entanto, numa cidade francesa situada nos Pirinéus chamada "Pau" (lê-se "pô"), os jardins do castelo, "les Jardins du Château", mais são um jardim-horta do que uma horta-jardim.
Além de ser um jardim comestível e bonito, é um bom exemplo para quem ainda acha que é de mau gosto ter uma horta no logradouro.
Além de ser um jardim comestível e bonito, é um bom exemplo para quem ainda acha que é de mau gosto ter uma horta no logradouro.
Agradeço a cedência das fotos à colega Francisca Magalhães
Se morasse nesse castelo
ResponderEliminarexigia logradouro assim
Como não moro
desejo horta, ao pé da porta
seja ou não vistoso jardim
Olá Manuela!!!
ResponderEliminarQue lindo este exemplo!!! Que maravilhoso seria se todos pudessem fazer o mesmo!!!
Bjs
Bia :)
Olá Rogério
ResponderEliminarEu já fico feliz com a horta-jardim ou com o jardim-horta, quer seja no logradouro, na varanda ou ao pé da porta. Mais feliz ainda, se o jardim ou a horta se transformarem em poema :)
Olá Bia
ResponderEliminarPois também gostei do exemplo, e já háum tempo que andava para divulgar (as fotos são de Outubro), mas mais vale tarde.... :)
Beijinhos