Associamos, e bem, as florestas aos melhores absorvedores de gases com efeitos de estufa (GEE), sendo grandes reservatórios de carbono, essenciais ao combate às alterações climáticas. No entanto, nem sempre é assim. Se a floresta é destruída por incêndios devastadores, se a floresta não permite a absorção de CO2 pelo solo porque o solo não está vivo, se as árvores são cortadas com muita frequência, então, o carbono libertado pode afinal ser ainda mais do que o carbono armazenado, como explica este artigo do Público Azul. Segundo o professor Jorge Paiva , uma floresta é um sistema complexo que possui uma grande biodiversidade (de plantas mas também de animais), incluindo no próprio solo. Portanto, na realidade, nestes três casos não estamos a falar de floresta, mas de monoculturas intensivas, algo bem diferente. « Há três florestas europeias que emitem mais gases poluentes do que absorvem e uma delas é portuguesa Nesta investigação apresentamos os casos mais graves e associamos ge...
Excelente
ResponderEliminarAlgo que o sistema não absorva
urgentemente
Com este ritmo, não me admiraria
de ouvir esta música
no "Pingo Doce"... um dia
Manuela,
ResponderEliminardesculpa-me o realismo, mas a maioria das pessoas nem se dá conta.
Daí a importância do teu e nosso empenho em partilhar conhecimentos.
Não costumo fazer compras em grandes superfícies, mas no outro dia, aconteceu-me isto e fiquei de boca aberta:
fui á procura de massa integral, que como sabemos, está numa área á parte com outros produtos similares. O que me surpreendeu foi o nome que deram a essa área, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Concluí, que já nem disfarçam que o que resta, não é mesmo saudável. Será que faço parte de uma minoria que "enxerga" estas coisas?
Vou ver se tiro uma fotografia e divulgo isto. É irónico...
E é como diz o Rogério, bem podem passar esta música no Pingo Doce, que ninguém liga para o que se diz...daí me ter feito lembrar o episódio que relatei.
ResponderEliminarMas,
ResponderEliminar"Há sempre alguém que nos diz: tem cuidado.
Há sempre alguém que nos faz pensar um pouco..."
Olá Rogério
ResponderEliminarBem gostaria de ver o vídeo em português, a ver se a mensagem passaria melhor por cá, pois a música fica no ouvido, como essa tal :) Melhor seria a letra ficar no cérebro :)))
Olá Ana Teresa
ResponderEliminarPois, não é fácil, as pessoas estão ocupadas e preocupadas com outras coisas, convencidas que são o mais importante, e não alcançam quanto é importante a alimentação saudável e o planeta saudável! E depois, anda tudo doente, as pessoas, os animais, as plantas, a Terra.
E lá vamos nós avisando para terem cuidado :)
Excelente essa música.
ResponderEliminarVeja essa aqui: http://www.youtube.com/watch?v=nYIBeE83z8k