Associamos, e bem, as florestas aos melhores absorvedores de gases com efeitos de estufa (GEE), sendo grandes reservatórios de carbono, essenciais ao combate às alterações climáticas. No entanto, nem sempre é assim. Se a floresta é destruída por incêndios devastadores, se a floresta não permite a absorção de CO2 pelo solo porque o solo não está vivo, se as árvores são cortadas com muita frequência, então, o carbono libertado pode afinal ser ainda mais do que o carbono armazenado, como explica este artigo do Público Azul. Segundo o professor Jorge Paiva , uma floresta é um sistema complexo que possui uma grande biodiversidade (de plantas mas também de animais), incluindo no próprio solo. Portanto, na realidade, nestes três casos não estamos a falar de floresta, mas de monoculturas intensivas, algo bem diferente. « Há três florestas europeias que emitem mais gases poluentes do que absorvem e uma delas é portuguesa Nesta investigação apresentamos os casos mais graves e associamos ge...
Minha Querida Amiga Manuela,
ResponderEliminarGostei imenso destes dois últimos post's que mereceram bons comentários. Infelizmente há ainda poucas pessoas que compreendem este esforço de consciencializar a procura de bons e saudáveis alimentos.Siga em frente para bem de todos nós!
Beijinhos amigos.
Olá Luís
EliminarPois é, cá vamos alertando quem podemos, enquanto outros nos alertam a nós. Mas há que procurar saber, sempre!
Obrigada pela visita e um abraço :)
Sou muito fã deste vídeo Manuela. Tive a oportunidade de o ver em Dezembro do ano transacto.
ResponderEliminarNão sei se vc conhece, mas o Jacques Fresto fez-me recordar a mítica: "Falácia do Espantalho".
Pergunto-me se na maior parte das vezes, a natureza de qualquer conclusão reflexiva, não sobreviverá por norma sob uma raiz de alicerces utópicos e dogmáticos ?
Não quererá o mesmo dizer que quando não colocamos em causa as premissas, aceitamos incondicionalmente as conclusões ?
E quanto á urgência de raciocínio instintivo, deverá ela formalizar uma opinião?
O que nos falta Manuela, são muitas mais pessoas que, para além de promover, lutam incansavelmente por toda liberdade merecedora que o mérito do pensamento oferece.
Olá Miguel
EliminarVivemos numa cultura, que como muitas outras, criou dogmas e premissas que a grande maioria não questiona porque lhe foram incutidas como "verdades absolutas". E é trabalhoso e também doloroso pensar livremente e colocar em causa esses dogmas.
Não conhecia a falácia do espantalho, mas já investiguei e acho que percebi o que é - é usada diariamente e de forma recorrente na política, até à exaustão! Mas o pior é que chegou à ciência (ou à pseudo-ciência), o que é extremamente perigoso!
Raciocínio instintivo, opinião, conclusões... não sei de que forma misturar esses termos, mas opinião todos têm, quer tenha fundamento lógico, emocional, circunstancial, sei lá! Todos temos direito à opinião, por muito errada que esteja, mas são os tais fundamentos errados e falaciosos que levam a tanta opinião contrária ao raciocínio e por vezes contrária ao óbvio!
Falta mesmo liberdade de pensamento, Miguel!
Minha linda, olá. :)
ResponderEliminarSuponho que o Miguel Malaia está coberto de razão. Quando coloquei esse filme no meu blogue ainda não sabia que J. Fresco estava directamente ligado aos Rockfeller e aos Rothschild. De qualquer forma, eu já tinha chegado lá. Quando me vêm com o alarmismo da extinção da espécie e quando nos imputam essa culpa, assim dessa forma, já não creio em mais nada do que possam dizer!
Um beijo.
Olá mana
EliminarEntão já tiveste este vídeo no teu blogue? Estou a ver que tenho lá ido poucas vezes :) Quanto a essas ligações do Fresco, não sei de nada. Mas a mensagem do vídeo é muito interessante.
Beijos
O movimento Zeitgheist e este senhor sempre me cheiraram a "esturro",
ResponderEliminarmesmo não sabendo dessa ligação. Intuição e reflexão e sei lá mais o quê...
Olá Ana Teresa
EliminarConheço muito pouco este senhor, e acho o projeto Vénus demasiado tecnológico para o meu gosto. Mas gosto da maneira como o Zeitgeist aborda e critica a atual sociedade capitalista.
Querida Manuela :))
ResponderEliminarExcelente!!!... muito obrigada!... vou levar, com a devida referência :))
Um beijinho.
Olá Ana Paula :))
ResponderEliminarQuem agradece sou eu :), que gostei da visita
Beijinhos