O legado das gerações do século XX aos jovens, às crianças e bebés, é condená-los a viverem num mundo infernal, com ondas de calor, quebras de colheitas, inundações de rios, secas, incêndios florestais e ciclones tropicais sem precedentes. A verdadeira política, num estado de emergência como aquele em que nos encontramos, exige união das várias fações políticas, juntos por uma causa, a causa mais importante de todas: a vida futura das crianças e dos jovens. Foto: Nuno André Ferreira/Lusa, Fogo em São Pedro do Sul, 2016. Fonte: RR É lamentável que as políticas atuais, no que se refere às alterações climáticas e às desigualdades, sejam ridículas e desastrosas de tão insuficientes; do nível global ao local. Infelizmente, a política partidária é uma máquina que se alimenta de denegrir os oponentes e de auto bajulação, dedicando-se, não à verdadeira política, mas às tristes politiquices: intrigas, baixarias e jogos sujos e tortuosos. Porque não lhes importa o bem comum, importa-lhes o ...
Depois de muito mais de uma centena de posts citando Saramago seria difícil que estas palavras me ttivessem escapado... contudo, nada se repete se cada vez que se escuta se descobrem dimensões novas de um pensamento interventivo, militante, que nos faz pensar e nos desassossega.
ResponderEliminarObrigado por o ter postado
Não tem de que agradecer, é uma ótima reflexão em portinhol (ou será espanhês?) :) Assim percebemos deste lado de cá e do lado de lá da fronteira :)
EliminarExcelente e profundo pensamento do sentido de uma consciência cidadã , humana e planetária. obrigado
ResponderEliminarConcordo plenamente, e eu é que agradeço a sua visita,
Eliminar