Abordagem à sustentabilidade - por Valdemar Rodrigues

O seguinte texto foi extraído do livro abaixo referido, do Professor Valdemar Rodrigues, e do qual já várias  vezes  falei neste blogue, pela sua excelente clareza de abordagem: 

"À semelhança do que se verificou na maioria dos países da União Europeia e um pouco por todo o mundo desenvolvido, o apelo da sustentabilidade em Portugal ficou marcado pela deriva da modernização ecológica e pelo discurso tecnoburocrático em torno das questões de ambiente stricto sensu e da gestão eficiente dos recursos naturais. A face mais visível dessa deriva foi o nascimento de uma nova burocracia - a burocracia ambiental - baseada em instituições novas ou renovadas da administração pública e apoiada por um elaborado regime de enquadramento legal das diversas políticas, programas e projectos tendo em vista o desenvolvimento, regime este em grande medida delineado pela mão de técnicos e especialistas. Paralelamente à evolução desta burocracia desenvolveram-se e consolidaram-se novas áreas de negócio num sector emergente - o «sector do ambiente» - e cresceram e multiplicaram-se pelo país os grupos e associações cívicas com interesses específicos na área do ambiente, do ordenamento do território e da conservação da natureza.

Em síntese, a abordagem à sustentabilidade fez-se sobretudo por via de questões estritamente ambientais, em detrimento das questões relativas à equidade, à autonomia ou aos aspectos sociais do desenvolvimento. Seria pois legítimo esperar-se que, dada a concentração do esforço de investimento público no  «sector do ambiente», fossem visíveis, pelo menos a esse nível progressos substanciais. (...)  Contudo, os progressos registados em tais domínios são sofríveis, sendo até nalgumas áreas manifesto o agravamento das condições necessárias para a denominada «sustentabilidade ambiental». (...)

Valdemar J. Rodrigues, em "Desenvolvimento Sustentável - uma introdução crítica", Conclusões, Editora Principia, 2009. Imagem do mesmo livro. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Florestas" emissoras de CO2

Um Pálido Ponto Azul

15 anos