Petição pelas abelhas

Muitas pessoas já se aperceberam que as abelhas estão a desaparecer, conforme foi referido aqui neste post (ver também no blogue A Linguagem das Folhas).
Estudos demonstram que (entre outros factores, eventualmente), os insecticidas à base de neonicotinóides são altamente tóxicos para as abelhas. Países como a França, Itália, Eslovénia e mesmo a Alemanha proibiram o seu uso, mas a Bayer continua a vender no resto da Europa, Estados Unidos e muitos outros países.

A AVAAZ lançou uma  petição  para que sejam proibidos estes químicos, e mais de 900 mil pessoas já a assinaram para ajudar a salvar as abelhas. Ajude a chegar a 1 milhão. Aqui fica o apelo da AVAAZ:
 
«ALERTA DAS ABELHAS - AJA AGORA!

Silenciosamente, ao redor do mundo, bilhões de abelhas estão sendo mortas, ameaçando assim nossas plantações e segurança alimentar. Porém a proibição de um tipo de pesticida, poderia salvar as abelhas da extinção.
Desde que este veneno foi proibido em quatro países europeus, a população de abelhas já está se recuperando. Mas empresas químicas estão fazendo um lobby forte para manter a sua pesticida letal no mercado. Um chamado para baní-la nos EUA e na União Europeia, onde o debate é mais forte, poderá desencadear ações de outros governos ao redor do mundo.
Vamos fazer um zumbido global gigante para banir este veneno perigoso nos EUA e Europa a não ser que hajam evidências de que ele seja seguro. Assine a petição para salvar abelhas e as nossas plantações e encaminhe para todos:

Para governantes dos EUA e UE:
"Nós pedimos que vocês proibam agrotóxicos à base de neonicotinóide até que novos estudos científicos independentes comprovem que esta substância é segura. A morte catastrófica de colônias de abelhas poderão colocar toda a nossa cadeia alimentar em perigo. Se você agir urgentemente com precaução, nós poderemos salvar as abelhas da extinção.

Comentários

  1. Eis aqui mais um caso de absoluta negligência de quem está a assistir a este drama e espera que os outros atuem, em vez de decidirem participar. Eu irei assinar esta petição, sim, Manuela. Ainda não a conhecia e, graças a si, vou participar nela.
    Enquanto uns recomendam o mel, como fonte de cura de muitos males, outros, altamente responsáveis no campo da ciência, preparam produtos que matam as abelhas. Maravilha, não? Perdoem-me a ironia.
    Um abraço, Manuela.

    ResponderEliminar
  2. Partilhei no FB e fiquei a saber que a Fundação de Serralves (Porto) está a oferecer colmeias e cursos para incentivar a apicultura, só tendo que se comprar o enxame.

    E, para quem queira explicar aos miúdos a importância das abelhas, tem sempre o "Bee Movie"/"A história de uma abelha (http://www.imdb.com/title/tt0389790/).

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.

Mensagens populares deste blogue

"Florestas" emissoras de CO2

Um Pálido Ponto Azul

15 anos