
Chamam-lhe
agricultura natural,
agricultura ecológica,
agroecologia,
agrofloresta, ou mesmo
permacultura. No fundo, os objectivos são os mesmos - aproveitar a terra o melhor possível sem o recurso a químicos sintéticos e venenos, respeitando a natureza, a biodiversidade e o solo, e minimizando a necessidade de trabalho humano. Não, o objectivo não é o lucro, mas uma vida melhor!
Já aqui apresentamos
Sepp Holzer, o australiano que esteve cá em Dezembro passado e nos explicou como consegue ter a quinta mais produtiva da Áustria com os seus métodos naturais e de respeito pela natureza.

Hoje chegou a vez de apresentar
Ernst Götsch, nascido na Suíça em 1948, vive no Brasil há mais de 25 anos. Nos anos 70 trabalhou no melhoramento genético de espécies vegetais, mas chegou à conclusão que "
em vez de adaptar as plantas cultivadas, obteria melhores resultados se criasse agroecossistemas em que as plantas, num sistema de cooperação, se desenvolveriam vigorosamente sem adição de químicos".
Os Sistemas Agroflorestais da sua fazenda na zona cacaueira da Bahia, transformaram uma terra considerada totalmente improdutiva numa das terras mais ricas da Mata Atlântica. Reflorestou mais de 300 ha de áreas degradadas, criando matas altamente produtivas sem adubos químicos ou agrotóxicos e fazendo ressurgir 17 nascentes. Sua visão pioneira da evolução e função das espécies, bem como os princípios da sua práticas, são aplicáveis em qualquer ecossistema. Ele é uma referência internacional no desenvolvimento de Sistemas Agroflorestais - uma nova visão da agricultura que reconcilia o ser humano com o meio ambiente." Fontes:
Tibá,
Sítio
De 26 de Abril a 6 de Maio,
Ernst Götsch estará em Portugal
a ministrar dois workshops em
Agrofloresta (Iniciação e Avançado), em Mangualde, Viseu
. organizados pelo
Sítio, "uma cooperativa dedicada ao desenvolvimento de economias locais". Veja na
respectiva página mais informação sobre estes workshops.
Foi também ao site do
Sítio que fui buscar os vídeos abaixo incorporados sobre o seu trabalho, donde retirei as seguintes frases, que destaco:
"O Roundup é o espelho do completo ignorante"
"Agricultura que respeita a natureza - criando recursos, e não explorando recursos"
Manuela, gostei tanto.
ResponderEliminarEngraçado, no dia anterior a este post, estive a ver exactamente este documentário e encheu-me de alegria. Tb quero aprender, apesar de viver rodeada de pastagens que levam com os "idas" todos. Espero ter chance de me inscrever no workshop.
Que linda maneira semear vida!
Ana Teresa
ResponderEliminarEu ainda não sei se vou poder ir ao primeiro workshop, para iniciados, por questões de "agenda", mas sei que não posso ir ao "avançado". Mas inscreva-se e venha cá ao continente aprender com esse senhor, que julgo que não se irá arrepender. E vagas ainda há :)
Bom fim de semana
Os cursos de Agrofloresta no Sítio, em Mangualde, Viseu, foram adiados para Outubro, por motivos de saúde de Ernst Gotsch
ResponderEliminarVocês viram os novos vídeos?
ResponderEliminarhttps://vimeo.com/56463668
http://edsonjnovaes.wordpress.com/2014/12/14/neste-chao-tudo-da/
ResponderEliminarObrigado, me sendo útil. Sucesso.
ResponderEliminar