O Pico do Petróleo

Entretanto, a população continua a aumentar de forma exponencial, e a ter mais necessidades energéticas. Países em vias de desenvolvimento, até há pouco com baixas pegadas de carbono per capita, vêm esta taxa a aumentar face ao seu desenvolvimento.
Mas o petróleo não é inesgotável. Segundo os entendidos, estamos algures no tempo bem próximos do chamado pico do petróleo. O pico do petróleo será a data em que a taxa de extracção de petróleo começa a diminuir. Ou seja, não significa que o petróleo esteja a acabar, mas sim que a sua extracção fácil e barata está a diminuir. Novas técnicas de extracção de petróleo vão vencendo a dificuldade de extracção, mas cada vez será mais caro obtê-lo. Não há consenso para a data deste pico, mas está apontado algures entre 2005 e 2037 (Hirsch Report). Veja o filme abaixo, que está bastante explicito
A nossa sociedade e a nossa economia estão totalmente vulneráveis ao petróleo, pois dele dependem de uma forma assustadora! E quando o petróleo começar a ver reduzida a sua extracção, o seu preço vai encarecer continuamente e as economias vão começar a colapsar.
Não tenham dúvidas: este é o século em que as sociedades têm de se tornar independentes do petróleo. E as comunidades que mais cedo começarem a preparar-se serão as que mais hipóteses terão de resistir à crise.
(Leia mais sobre o Pico do Petróleo em PortalEnergia, em ComoTudoFunciona, ou no blogue O Pico do Petróleo)
Excelente matéria Manuela! Sobre seu convite de blog parceiro, como já disse muito me honra e claro que aceito, mas meu baner é tão mixuruco ainda...aiaiai Vou providenciar um decente logo!
ResponderEliminarBeijos
Olá Liete
ResponderEliminarResolvi "partir" este "post em 2. Fica aqui a primeira parte. Depois vem a segunda.
Já está ali seu banner, ligeiramente alterado :) e já enviei o nosso.
Beijinhos
Oi Manuela,
ResponderEliminarAchei graça no jeitinho que você deu pra melhorar (hehe) meu baner. Grata!
Prometo que vou melhorar assim que der...
O do Sustentabilidade, tive que colocar o menor, porque o outro não consegui, talvez por ser mais longo.Mas ficou bonitinho
Grata pela generosa parceria. Beijinhos