O legado das gerações do século XX aos jovens, às crianças e bebés, é condená-los a viverem num mundo infernal, com ondas de calor, quebras de colheitas, inundações de rios, secas, incêndios florestais e ciclones tropicais sem precedentes. A verdadeira política, num estado de emergência como aquele em que nos encontramos, exige união das várias fações políticas, juntos por uma causa, a causa mais importante de todas: a vida futura das crianças e dos jovens. Foto: Nuno André Ferreira/Lusa, Fogo em São Pedro do Sul, 2016. Fonte: RR É lamentável que as políticas atuais, no que se refere às alterações climáticas e às desigualdades, sejam ridículas e desastrosas de tão insuficientes; do nível global ao local. Infelizmente, a política partidária é uma máquina que se alimenta de denegrir os oponentes e de auto bajulação, dedicando-se, não à verdadeira política, mas às tristes politiquices: intrigas, baixarias e jogos sujos e tortuosos. Porque não lhes importa o bem comum, importa-lhes o ...
Olá a todos,
ResponderEliminarConheci o Maurício Umann no dia 18 de Julho de 2009, no primeiro encontro, organizado no âmbito desta Rede, para pensar a possibilidade de criar uma Associação de Permacultura.
O baixinho vindo de Porto Alegre, Brasil (conhecida pelas políticas activas de sustentabilidade), demonstrou logo ali a sua tendência natural para liderar, e sobretudo agir. Não facilitou, começou logo a aliciar-nos para uma visita ao Fojo. Era quase de noite, e para além do enorme cansaço que tomava conta de mim, só conseguia ver um enorme matagal, enquanto o Maurício, lá explicava aos companheiros de jornada, os limites do terreno, e as suas enormes potencialidades (ele lá deveria saber)...
Para mim, era interessante ter tão perto de Pombal, alguém aparentemente tão enérgico para levar a coisa a bom porto (motivo de reportagem aqui para a Rede). As minhas visitas ao Fojo sucederam-se, e a minha admiração pelo Maurício e pela Filipa aumentaram proporcionalmente. Ao compreender a história da aquisição daquele terreno, várias vezes pensei que, a inspiração dada pela dedicação e esforço ao um projecto tão díficil, dadas as várias circunstâncias, poderia ser um catalisador para muitos tomarem a decisão de mudar de vida.
Voltei, juntamente com a família, a estar hoje no Fojo. Se bem que, estive focado num pequeno David de 20 meses de idade, deu para perceber que algo inexplicável se passa no Fojo. Simplesmente há uma tendência para tudo correr bem. A sorte dá muito trabalho, e se dá, mas há uma energia no baixinho de 1,90 m? que contagia tudo e todos.
Mais cedo ou mais tarde, o Maurício teria que pôr a boca no trombone. É amanhã às 15h00 na TSF.
Estaremos muito bem representados.
Viva a Permacultura em Portugal!
Discussão em baixo:
http://permaculturaportugal.ning.com/profiles/blogs/permacultura-na-tsf-mais-cedo
Até amanhã.
João Leitão
Olá João
ResponderEliminarMuito obrigada por nos apresentar o Maurício.
Também já aqui apresentei o João no projecto Coisas do Vizinho (http://sustentabilidadenaoepalavraeaccao.blogspot.com/2009/10/coisas-do-vizinho.html), e pouco falta para falar da rede que criou, a Permacultura Portugal, já com mais de 700 membros.
Amanhã, vou ver se não falho a TSF às 15h para ouvir o Maurício.
Obrigada e até amanhã
Pois eu que todos os dias ouço esse programa, logo hoje, a TSF deixou de dar em todos os aparelhos que há por cá!!!
ResponderEliminarSorte macaca! Apre!
Fada
ResponderEliminarTambém não pude ouvir em directo, mas já está disponível o link na TSF, que já adicionei ao "post" (http://www.tsf.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=1514112)
Estou a ouvir agora, e estou espantada por estar a ouvir um brasileiro que está em Portugal há 9 anos e que praticamente não tem sotaque. Não conheço outro exemplo!
Obrigada pelo link! Gosto muito do Mauricio e da Filipa, muita simpatia, boa energia, focados e grandes seres humanos :-)
ResponderEliminar