O tempo de mudança chegou!
![]() |
Imagem obtida em deutsche welle |
Foi nos Estados Unidos que começou a ditadura das grandes multinacionais, e por isso, nada mais óbvio que seja nos Estados unidos que comece a revolução contra esta ditadura de corporações e de um capitalismo selvagem, que são a principal causa dos enormes desequilíbrios económicos e sociais actuais, e do crescente e alarmante fosso entre ricos e pobres.
Felizmente os protestos que decorrem há semanas em Wall Street chegaram à comunicação social, e alastraram-se já por várias cidades daquele país.
Dar continuidade a esta revolução de forma pacífica e determinada, por todo o mundo é a revolução essencial. Há que retirar direitos às grandes corporações e há que acabar com a sua ganância desmesurada. Só assim este planeta, no seu todo, pode melhorar.
A Avaaz já se juntou a este protesto e criou uma campanha de apoio, não apenas aos manifestantes, mas também aos mais de 99% da população prejudicada pela actuação das grandes multinacionais:
"Para os cidadãos ocupando Wall Street e aos povos protestando em todo o mundo: Estamos com vocês nesta luta pela democracia real. Juntos podemos acabar com a corrupção e o aprisionamento de nossos governantes pelas corporativas e ricas elites, e manter os nossos políticos responsáveis para servir o interesse público. Estamos unidos - o tempo de mudança chegou!"
Junte o seu apoio a este movimento em "O Mundo vs Wall Street" e participe na campanha para a democracia real - um contador gigante será erguido no centro da ocupação em Nova York mostrando ao vivo cada um que assinar a petição.
Se tem dúvidas sobre a importância do que aqui se reivindica e da culpa das grandes multinacionais no estado caótico deste planeta, veja os vídeos contidos nas seguintes mensagens deste blogue:
A história dos cidadãos unidos versus corporações (1 de Março de 2011)
A raiz do mal (17 de Maio de 2011)
Corporocracia (12 de Junho de 2011)
Já agora, o início dos protestos, em 17 de Setembro passado, foi uma excelente prenda de aniversário!
Manuela,
ResponderEliminarPasso, muito rapidamente, só para deixar o meu novo link:
http://teresaeascronicas.blogspot.com/
Beijinho.
Minha cara amiga, tarefa cumprida.
ResponderEliminarVou fazer link, necessáriamente...
Feito, amiga.
ResponderEliminarVou partilhar no facebook.
Beijinho
Vim ter aqui através do amigo comum Rogério Pereira.
ResponderEliminarHoje só para me apresentar, voltarei com o tempo que o seu blogue merece.
~beijinhos
Olá Teresa
ResponderEliminarEntão mudou o seu blogue de sítio. Pena tenho de não conseguir abri-lo, pois quando tento aceder dá esta mensagem:
"Aviso: algo está errado aqui!
O teresaeascronicas.blogspot.com contém conteúdo do abencerragem.blogspot.com, um site conhecido por distribuir malware. Seu computador pode ser infectado por um vírus se você visitar este site"
Por isso, aconselho a retirar do seu blogue qualquer link que tenha para o abencerragem.blogspot.com, para que possamos ir visitá-lo.
Um abraço e bom fim de semana
Olá caro Rogério
ResponderEliminarObrigada por participar... e por divulgar no seu excelente Conversa Avinagrada :-)
Nem imagina a minha surpresa quando lá cheguei :-O
Com certeza que as suas ocupações serão bem proveitosas!
Muito obrigada, um abraço e até breve
Olá amiga Fernanda
ResponderEliminarMuito obrigada, pela visita, por participar e por divulgar ;)
Beijinhos e bom fim de semana :)
Olá Fê-blue bird
ResponderEliminarSeja muito bem vinda, espero que goste, se bem que vindo de um blogue tão bem temperado como o do Rogério, possa achar este um pouco insípido ;)
Venha quando puder e quando quiser.
Beijinho e bom fim de semana
Manuela,
ResponderEliminarJá está feito! Obrigada pelo seu ato de cidadania universal.
Girassóis nos seus dias.
Beijos
Olá Celina
ResponderEliminarObrigada por assinar, pela visita, pelo comentário e pelos girassóis :)
Beijinho, e bom fim de semana
Poxa, vim por curiosidade conhecer seu blog porque o Rogério o indicou e percebo que já devia ter vindo há mais tempo. Esse movimento contra as grandes corporações parece-me que é absolutamente pertinente na medida em que o poder de mudar as coisas passa obrigatoriamente pelas mãos de seus dirigentes. Sou associada à Avaaz e vou assinar a petição. Já compartilhei no face.
ResponderEliminarSeu blog faz um trabalho importante. Convido-a para conhecer o meu.
Beijokas.
Seguindo...
Cara Manuela Araujo
ResponderEliminarOntem à noite por sugestão do Rogério Pereira visitei o seu blogue. Creio que não foi a primeira vez.
No seu Blogue vi coisas interessantes, mas vi do lado direito um "cartaz" de uma organização que apesar de slogans muito justos, não é quanto a mim (e a muito mais gente) credível e foi já suficientemente desmascarada.
No Conversa Avinagrada deixei um comentário onde me referi a isso no abstracto. Comentário de facto infeliz, pois não fundamentado.
Peço desculpa pela forma como o fiz
Deixo no entanto um endereço para um post publicado pelo próprio Rogério e onde num comentário expressei sobre o tema a minha opinião.
Cumprimentos
Rodrigo Henriques
http://conversavinagrada.blogspot.com/2010/06/dia-mundial-do-ambiente-o-greenpeace-e.html
Olá Lua Nova, seja bem vinda!
ResponderEliminarA gentileza do Rogério já fez aumentar consideravelmente o nº de visitas a este blogue, e também já trouxe mais alguns seguidores.
Fico muito feliz por ter gostado, e agradeço a visita, o comentário, bem como por se ter juntado aos manifestantes de Wall Street.
Já fui tentar visitar o seu blogue Chocolate com Pimenta, e aconteceu-me o mesmo que com o da Teresa Santos: o Google Chrome não me deixa, pois aperece a mensagem:
"O chocolatecompimentagtt.blogspot.com contém conteúdo do um-blog-para-todos.blogspot.com, um site conhecido por distribuir malware. Seu computador pode ser infectado por um vírus se você visitar este site."
Antes usava o Mozilla Firefox e não detectava tantos "malware", mas agora com o Chrome, parece que não passa nada! Também este blogue já teve esse problema, até que eliminei a ligação para outro blogue que estava infectado!
Beijinhos e muito obrigada :)
Nem tudo é o que parece...
ResponderEliminarCaro Rodrigo
ResponderEliminarVi o seu comentário no Conversa Avinagrada, e confesso que fiquei sem saber de que organização falava. Através desse "post", vejo que se referia à Greenpeace. E não podia ter mais razão, onde o "deus dinheiro" circula, logo aparecem os "diabos". Assim, e infelizmente, as ONG que deviam combater as corporações que assumidamente adoram o "deus dinheiro", acabam por ser contaminadas pelo veneno.
Tento neste blogue informar sobre questões relacionadas com ambiente e sustentabilidade, pelo menos a quem anda menos informado que eu nesses temas. Mas estou longe de me considerar especialista ou sequer sabedora. Apesar do pouco tempo disponível, luto diariamente contra as incertezas e dúvidas que não param de surgir, de forma a que elas não me tolham a visão nem a acção. Confirmo no meu dia-a-dia aquela máxima do "quanto mais sei, mais sei que nada sei".
Confesso que é uma luta inglória, porque, se queremos transmitir algo sozinhos, é muito difícil e pouco eficaz. As ONG são uma maneira de levar avante e com sinergia acções muito importantes de sensibilização e mesmo de pressão sobre o poder. Mas, como está dito algures nos comentários nesse post, são feitas com pessoas. Pessoas cheias de energia e boa vontade, pessoas com mais virtudes que defeitos, pessoas com mais defeitos que virtudes, e pessoas oportunistas. Por isso é que eu não sabia a qual se referia. É que já não sei se há alguma que não tenha cometido erros. Todos cometemos erros, mas a tolerância para com eles PRECISA de ter LIMITES. E esses limites não são fáceis de se estabelecer.
Tenho ouvido coisas do pior sobre a ONU e as suas organizações, mas ainda não sei qual a melhor maneira de ajudar os que estão longe. Sei que uma boa parte da ajuda que dou, não chega ao destino, mas ainda assim estou convencida que uma parte considerável chega. Possivelmente estarei errada.
Da ONE, também já li coisas de que não gostei mesmo nada de saber - apenas 1,2% dos donativos chegam ao destino. Da WWF, soube recentemente de conluios gravíssimos com a Monsanto - que ultrapassaram qualquer limite da tolerância - e retirei as ligações daqui.
Quanto à Greenpeace, admiro a coragem os seus activistas no terreno; mas, tal como as outras ONG, infelizmente aparecem uns "iluminados" ou então uns "oportunistas" que deitam trabalhos de décadas e de milhares de pessoas empenhadas, pelo cano abaixo. Apesar de não duvidar do que o Rogério escreveu, vou tentar informar-me sobre o curso que a organização tem levado com o novo lider.
Sei muito pouco e agradeço toda a informação que me ajude a ver melhor. Mas não é fácil distinguir o trigo do joio e conseguir seguir o caminho que julgamos correcto. Porque a cada passo, ilusões transformam-se em pedras, e essas bem podem servir, não para fazer um castelo, como dizia Fernando Pessoa, ou mesmo um abrigo, mas para construir uma muralha que nos separa do mundo; ou então, para nos estatelarmos, feridos, no chão.
Não precisa de pedir desculpa, não me faltou ao respeito nem me ofendeu. E muito obrigada pelo seu alerta, pela visita e pelo seu comentário.
Cumprimentos,
Manuela Araújo
Voz
ResponderEliminarEu diria antes: quase nada é o que parece...
Mais que assinadíssimo, sem hesitações, desde hoje ao princípio da tarde e também ficou na página do meu facebook. Fui tão ligeira do blog do Rogério para aqui e vice-versa, que até me esqueci de deixar umas palavras. Logo virei ver estes vídeos com calma, mas a importância do que aqui se reinvidica já a conheço desde que as primeiras multinacionais chegaram a Portugal, já lá vão alguns anos e sobretudo desde que arruinaram a nossa industria e se passaram para os países de mão de obra escrava e não só, também desde que fazem aquelas manobras de se dividirem e subdividirem e se venderem umas às outras.
ResponderEliminarGostei muito deste teu sítio, vou voltar.
Beijinhos, de lutadora para lutadora, também gosto de dar a cara, embora tenha algumas reticências de a dar por aqui, tenho-a no facebook, mas não sou tão bonita como tu, nem tão nova, :), ihihih, mas assino tudo que digo, com o nome completo, podes sempre mandar algum trabalhinho em prol de um mundo melhor.
Beijos
Olá Brancamar
ResponderEliminarAntes de mais, seja muito bem vinda :)
Sobre o tema da mensagem, na realidade não sei se fiz bem dizer que a revolta começou nos Estados Unidos. Na realidade, esta grande revolta contra o sistema começou nos países africanos com a revolução contra as ditaduras, tem continuado como o movimento Democracia Já aqui na Europa, com os "acampados", e por outras partes do mundo.
Falei que começou nos Estados Unidos porque lá finalmente assumem a luta contra o real alvo: o poder económico detido pelas grandes multinacionais que controlam o poder político.
É que não adianta muito mudar de políticos ou de partidos, porque apenas os que estão nas mãos do poder económico são por eles apoiados nas campanhas eleitorais... ficando completamente vendidos!
Muito obrigada pela visita e pelo comentário, volte sempre que quiser :)
Beijinhos e uma boa semana!
Ah.. Manuela... Vou-te por também aqui o seguinte:
ResponderEliminar"The enemies of truth, freedom, and justice are highly mobilized, well funded, and efficiently organized.
The institutional structures of power, whether local, national or global, are effective mechanisms through which the ruling groups of society establish and entrench their influence, build consensus among each other, brainwash and expand their control over the masses and society as a whole. Whether they take the form of think tanks, universities, governments, corporations, militaries, intelligence agencies, NGOs, media conglomerates, international organizations, philanthropic foundations, they are institutions of control and conquest."
Sei que tu és mais... como pôr... delicada que Eu, ou por outras palavras, com melhores maneiras "sociais" que eu... mas se quiseres podes utilizar este logo... já há fumo demais a sair desta Corporação...
Olá Voz
ResponderEliminarAinda não acabei de ver o documentário sobre a WWF, vi parte do início e a parte e final, mas o que vi já deu para tirar conclusões...
Parece mesmo que faz parte d'A Corporação!