Associamos, e bem, as florestas aos melhores absorvedores de gases com efeitos de estufa (GEE), sendo grandes reservatórios de carbono, essenciais ao combate às alterações climáticas. No entanto, nem sempre é assim. Se a floresta é destruída por incêndios devastadores, se a floresta não permite a absorção de CO2 pelo solo porque o solo não está vivo, se as árvores são cortadas com muita frequência, então, o carbono libertado pode afinal ser ainda mais do que o carbono armazenado, como explica este artigo do Público Azul. Segundo o professor Jorge Paiva , uma floresta é um sistema complexo que possui uma grande biodiversidade (de plantas mas também de animais), incluindo no próprio solo. Portanto, na realidade, nestes três casos não estamos a falar de floresta, mas de monoculturas intensivas, algo bem diferente. « Há três florestas europeias que emitem mais gases poluentes do que absorvem e uma delas é portuguesa Nesta investigação apresentamos os casos mais graves e associamos gestão
De facto, não sei onde estão os outros. Talvez o blogue seja pouco chamativo, pouco interessante, demasiado simples ou demasiado complexo, pois alguma problema deve ter para que não haja qualquer interesse em comentar.
ResponderEliminarVou pensar numa nova abordagem, talvez com anedotas ou com frases bombásticas, a ver se alguém reage.
Já se passaram 2 meses, e as reacções são muitos escassas. Talvez o assunto não interesse, talvez ninguém queira saber, talvez as pessoas sejam demasiado ocupadas e talvez achem estas matérias tempo perdido.
Vou reflectir sobre o assunto.
Para uma rapariga de meia-idade estás muito impaciente.
ResponderEliminarO meu canto no blogosfera tem dois anitos e muito poucas visitas, mas como já disse, é uma espécie de diário ou semanário que me serve de depósito de ideias.
Se tentarmos ser o centro das atenções desviamo-nos da essência da “coisa”.
É interessante pensar que apesar do tamanho da Internet os blogs podem guardar alguma intimidade.
Não, não Bastet, as pessoas andam é sempre muito ocupadas. Quanto a seres o centro das atenções, não concordo! O assunto que tratas é urgente! Os nossos filhos andam deprimidos!
ResponderEliminarJuventude deprimida é mesmo muito mau!